Matéria que cita Sapiranga e aumento na produção do setor calçadista é compartilhada por Bolsonaro

Sapiranga – O Presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PSL) utilizou o Twitter para divulgar uma reportagem de Ticiano Kessler, da TV Bandeirantes, que trata sobre o aumento na produção de calçados no Brasil.

A fonte da matéria é uma empresa do setor calçadista de Sapiranga, que teve um crescimento de 6% na produção de calçados, atingindo um faturamento 9% maior.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês de julho teve uma alta na produção de calçados recorde, quando aumentou quase 12% em comparação com o mesmo mês de 2018.

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (ABICALÇADOS) projeta fechar o ano de 2019 com faturamento de quase 21,5 bilhões de reais, o que representa um aumento de 5,3% em relação a 2018.

Com o aumento de produção, a expectativa é que aumentem o número de vagas de emprego no setor.

Abicalçados avalia índices positivos

Conforme dados da IBGE, em julho houve um incremento de 11,8% na produção de calçados, algo inédito no ano. Com o resultado, o setor também reverte um quadro negativo na produção e agora fica com incremento de 3,2% no acumulado dos sete primeiros meses do ano. O fato teve reflexo na geração de empregos, embora tímido. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no mês sete foram gerados 322 postos na Indústria Calçadista. “O número em si não é tão alto, mas é importante porque vem depois de três meses consecutivos de quedas, que acumularam a eliminação de mais de 8 mil postos de trabalho”, avalia o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.

Quadro revertido

O Presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, comenta que o nível de emprego é considerado um termômetro fiel da atividade. No varejo o índice também é positivo. Conforme dados do IBGE, em julho o incremento nas vendas foi de 6,6% e veio após quatro meses de quedas consecutivas. Com o resultado, no acumulado dos sete meses o setor reverteu um quadro negativo e ficou 0,4% positivo. “Existe uma expectativa de que o quadro siga em crescimento, especialmente levando em consideração o ambiente econômico e a liberação do saque do FGTS”, conclui o Presidente Haroldo Ferreira.

Aumento gera criação de emprego

Os números de levantamento do Ministério do Trabalho apontaram o Município de Sapiranga em primeiro lugar na região no primeiro semestre de 2019 na relação entre o número de admissões e demissões no mercado de trabalho. Segundo os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Sapiranga teve saldo de 217 vagas positivas no total de abril, o melhor saldo da região.

Mercado interno é estimulado

Com a melhora no nível de emprego e a retomada gradual da confiança do mercado e dos consumidores, parece que finalmente a roda da economia começa a girar. O fato tem refletido nos índices do setor calçadista, especialmente no que diz respeito ao mercado interno, que consome mais de 85% do total produzido pelo setor (944 milhões de pares no ano passado).