Mata Atlântica de Sapiranga ainda tem riquezas

A área onde se encontra a Reserva dos Contrafortes do Ferrabraz, que abrange cinco municípios, é o último resquício da Mata Atlântica preservada no Vale do Sinos. Situada junto à área rural, o espaço soma 3.200 hectares e conta com uma área de 62 quilômetros de perímetro,  com morros de até 793 metros de altura. Recente estudo elaborado por técnicos e biológos, que também está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, mostra que a preservação deste tipo de área é importante para a manutenção da biodiversidade e também dos recursos hídricos.
Desde a fundação do Núcleo Sócio Ambiental Araçá-Piranga, em 1998, integrantes do grupo vêm defendendo a criação de uma Unidade de Conservação junto aos Contrafortes do Ferrabraz. Entre as justificativas apresentadas pelos biólogos e ambientalistas que defendem a criação do espaço estão a defesa das mais de 192 espécies de árvores existentes na área.
Para as professoras do Centro de Estudos Ambientais (Cemeam) da Secretaria de Educação de Sapiranga, Fabiana Haubert e Catia Apollo, é preciso proteger os animais que ainda são encontrados junto ao Ferrabraz. “Tínhamos a presença de tamanduás e gato-do-mato no passado, e agora, não registramos mais estes mamíferos”, comentam as professoras.