Manutenção preventiva dos veículos facilita na hora de revender para um novo dono

Região – Os anos passaram e o seu atual veículo não atende mais as expectativas ou ficou para trás no quesito tecnologia. Depois de pensar muito você decide: – Chegou a hora de trocar de carro. Porém, você percebe que pequenos reparos ou manutenções acabaram ficando de lado com o passar dos meses/anos. E, agora, compensa consertar tudo?

O Repercussão conversou com os responsáveis por uma das principais mecânicas de Sapiranga: a Marauto (Rua Edgar Knack, 45, bairro São Luiz), que contextualizaram o que é importante ter em mente na hora de revender o veículo.

Micaela Silva, 24 anos, responsável pelo administrativo da Marauto, ressalta que a empresa sempre orienta os clientes a manterem os veículos em dia em todas as questões. “Tanto na mecânica como na parte estética. Isso evita gastos grandes e o proprietário estará sempre com o carro em dia”, orienta.

Mesmo assim, Micaela explica que não é incomum receber clientes que não possuem o costume de fazer manutenções regulares. “Essa prática evita custos elevados de dois a três mil reais. Sempre orientamos o cliente a fazer manutenção preventiva periodicamente. Ou a cada 10 mil KM ou uma vez por ano”, indica.

Cuidados são decisivos na hora da venda

Com a manutenção de um veículo em dia, na hora de revender, dificilmente o automóvel ou caminhonete será desvalorizada por questões de falta de cuidado. “Ao mínimo esfolado na pintura, para-choques ou portas, recomendamos sempre o conserto imediato. Se o proprietário do veículo deixar acumular itens de manutenção o custo poderá ficar muito alto e não compensar”, avalia.

Desvalorizações são normais

Mesmo com todos os itens de mecânica, estética e documentação em dia, sempre há uma desvalorização dos veículos, conforme avalia Micaela Silva. “A desvalorização em todas as marcas e modelos é normal, mas logicamente, quando o veículo está com uma boa aparência e bem preservado, a desvalorização é bem menor”, indica Micaela.

Uma das recomendações da equipe de profissionais da Marauto na parte estética do veículo é os proprietários, a cada seis meses, efetuarem um polimento ou uma lavagem com cera auto brilhante. “Isso ajuda na preservação do veículo. Com o veículo em dia não haverão muitas considerações do futuro comprador”, cita Micaela.