Mantendo o contato com a natureza com terrários

Mantendo o contato com a natureza com terrários

Dica | “Jardins em conserva” são opção para não excluir as plantas do ambiente

Ter uma casa com espaço para cultivo de plantas e flores pode ser complicado, quando a residência é pequena, ou para quem mora em um apartamento e não quer perder o contato com a natureza. Porém, um pouco de criatividade e paciência podem solucionar esse problema: o cultivo de plantas em vidros, ou terrários, como são chamados, pode ser a resposta ideal para tal dilema. Os jardins em miniatura podem abrigar floras de diversos tipos, em um mesmo vidro.

Dependendo do espaço disponível e dos objetivos da pessoa, é possível fazer vários “jardins em conserva”, um para cada espécie de planta, ou, em um vidro maior, criar um jardim com espécies variadas. Nessa hora, porém, é preciso escolher bem quais palntas irão formar o jardim dentro da redoma: dependendo das escolhas, é possível que uma planta acabe “disputando espaço” com as outras, impedindo seu crescimento.

Pensando nisso, o Jornal Repercussão separou algumas dicas e cuidados, sobre o que fazer e o que não fazer, na hora de montar seu próprio “jardim em conserva”: confira a lista ao lado.

Materiais

A primeira coisa que deve ser decida é qual será o vidro no qual o jardim será montado. O formato pode ser o que você quiser: pode ser redondo, para imitar um aquário e ser realmente uma redoma, pode ser mais comprido, quase uma garrafa, ou um pote daqueles usados em conservas. Depois dessa escolha, é preciso estar munido daquilo que vai compor o ambiente da planta: terra adequada para jardim, pedrinhas de rio, para quem quer dar um toque especial, carvão vegetal (que protege o jardim do surgimento de fungos), as plantas que devem ser utilizadas, mudas de musgo e palitos para ajudar a manipular as plantas.

Como fazer

Primeiro, coloque as pedras selecionadas no vidro. Depois, acrescente uma camada fina de carvão vegetal. Com o auxílio de um funil, comece a despejar a arreia no pote. Depois, é hora de montar o terrário com as plantas e musgos que foram selecionados. Com muito cuidado, o próximo passo deve ser a inclusão das plantas escolhidas no vidro – elas devem ser colocadas uma a uma, tomando sempre cuidado para não alterar o monte de terra que envolve a raiz da planta. Com a ajuda dos palitos, deve-se dispor os montes de terra, para organizar o jardim da forma que achar melhor. Gallhos e pedras também podem servir de enfeites.

Manutenção

É importante saber que a água deve ser borrifada nas paredes do vidro, nunca direto nas plantas ou no musgo. Outra dica é tentar manter o jardim em miniatura em um local que seja bem iluminado – mas cuidar para que ele não recebe a luz do sol diretamente.

Uma forma de verificar se há umidade demais é ficar de olho na parte interna do vidro: um pouco de condensação é esperado, porém se ficar difícil de enxergar o interior do pote, é sinal de que há água demais. Se o jardim tiver um plástico ou tampa o cobrindo, é preciso retirar essa cobertura e esperar que o excesso de água evapore e o vidro seque.

Plantas

Há vários tipos que podem ser usados nesses jardins. Algumas delas: hera, ripsalis,planta pérola, echeveria, dinheirinho-em-penca, avenca e unha-de-gato.

Crédito da foto: Divulgação