Mais uma área de terra é ocupada em Sapiranga, desta vez no Bairro São Jacó

Cerca de 60 famílias, que lutam por moradia popular, ocuparam uma área de terras de aproximadamente dois hectares neste sábado (6), na Travessão Ferrabraz, Bairro São Jacó, em Sapiranga. Essa é a segunda ocupação em menos de 40 dias na cidade. Desta vez, porém, a informação vinda das próprias famílias é que a área de terra seria da Prefeitura e não particular. 
De acordo com o líder do grupo, Valdonir José de Vargas, 49 anos, apesar das famílias terem vindo em sua maioria da outra ocupação, iniciada no dia 2 de maio próxima ao Loteamento Pinheirinhos, elas não fazem parte do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD). A própria líder do MTD, Juliana Camargo, frisa que o movimento não tem ligação com essa segunda ocupação.
Conforme Vargas, o grupo que ocupa a área luta apenas por moradia digna. “Não temos envolvimento com nenhum partido e não queremos tomar nada de ninguém. Queremos pagar um valor que esteja dentro das nossas condições. Tentaremos uma reunião com a prefeita logo na segunda-feira para solucionar o nosso problema”, frisa. 
Valdonir ainda diz que todas as pessoas da ocupação são de Sapiranga, mas ninguém teria feito ainda o cadastro na Secretaria Municipal da Habitação. O grupo saiu da área de terra próximo ao Loteamento Pinheirinhos devido ao oficial de justiça já ter comunicado a reintegração de posse. “Não podíamos mais ficar naquele local. Quem somos nós pra ir contra o que a justiça determinou? Então decidimos vir pra cá”, finaliza.
Em nota nesta semana, após a justiça determinar a reintegração de posse do local ocupado no Bairro Amaral Ribeiro, o município citou os programas habitacionais desenvolvidos na cidade, como os 256 apartamentos do Residencial Centenário já entregues e as 101 novas casas que estão em construção no Bairro São Jacó. A Secretaria da Habitação ainda citou a negociação com empreiteiras locais para a realização de mais 416 moradias no Bairro São Luiz. Este último projeto, no entanto, sofre com a falta de repasse de recursos federais de acordo com a pasta.