Mais um passo dado para o trem na região

Sapiranga – A vinda do trem até Sapiranga pode não ter começado a sair do papel, mas o ato de assinatura da ordem de início do estudo de viabilidade técnica do projeto, ocorrida no auditório da Secretaria Municipal da Educação de Sapiranga na segunda-feira (16), trouxe esperança para autoridades locais e da região.
Com valor de R$1,49 milhão, o estudo irá apontar qual o melhor traçado e alternativas para a extensão da Linha 1 do metrô, de Novo Hamburgo até Sapiranga, passando por Campo Bom. 
De acordo com Arlindo Fernandes, diretor da empresa vencedora da licitação para a realização do estudo, a Oficina Engenheiros Consultores Associados, a análise deve durar cerca de oito meses. “Faremos o levantamento de viabilidade técnica, econômica e financeira. A demanda de usuários, o deslocamento dos mesmos até as estações e outros itens serão analisados”, frisou Fernandes.
A Trensurb já possui três opções de traçado. No primeiro, o trem sairia da Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo, passando pelo Bairro Canudos, após Bairro Operária, em Campo Bom, e chegando em Sapiranga, próximo à rodoviária. No segundo traçado, o trem partiria da estação em frente ao Shopping de Novo Hamburgo, seguindo por Hamburgo Velho, Canudos, Campo Bom e chegando em Sapiranga. A terceira opção propõe uma rota pelas margens da RS-239.