Mais de 311 mil querem que o Sul se separe do Brasil

Contagem | Nos três estados, o total foi de 616.917 votos

Região – No dia 1º de outubro, ocorreu nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná o Plebisul, a Consulta Popular realizada pelo movimento O Sul é Meu País, que buscava a opinião da população sobre uma possível independência dos estados da região Sul do Brasil. A Consulta é informal, já que não foi legalizada pela Justiça Eleitoral.

O Rio Grande do Sul foi o estado com o maior número de votos, 311.356 a favor, 8.924 contra, tendo também o maior número de urnas – em Santa Catarina, foram contabilizados 257.947 votos a favor, e 14.639 contra e no Paraná, 21.361 votos a favor, 2.690 contra.

Para Mauro Harff, presidente do comitê municipal de Sapiranga, a experiência no município teve um saldo positivo. “Embora nossa comissão Municipal O Sul é Meu País tenha sido formada somente em agosto deste ano, conseguimos ultrapassar a meta, que era de alcançar 2.800 votantes. Ultrapassamos números de 3.700, o que nos deixou muito satisfeitos. Todo o processo eleitoral foi realizado através de voluntários cadastrados no movimento, que hoje ultrapassam 20 mil”, avalia Mauro.

Planos

“No próximo dia 15 de outubro acontece uma reunião extraordinária em Lages, de onde serão ratificadas as propostas de continuidade”, revela Mauro Harff. Ele também aproveita para deixar claro que o processo todo é voluntário. “Ninguém foi remunerado, inclusive as despesas pessoais do dia, como alimentação e deslocamentos foram assumidos pelos próprios voluntários”, esclareceu o presidente do comitê.
Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664