Mais de 100 autuações pelo não uso do farol baixo na RS-239

Novas regras | 102 motoristas foram multados até a segunda-feira, dia 18

Em dez dias, mais de cem motoritas foram multados na RS-239, que passa por Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga, por não obedecerem à nova diretriz que institui que é necessário trafegar em rodovias com farol baixo aceso durante o dia. “Desde o dia 8, quando a lei entrou em vigor, até esta segunda-feira, dia 18, tivemos 102 autuações pelo não uso do farol baixo”, explica o sargento responsável pelo Pelotão Rodoviário de Sapiranga, Dalvo Tadeu da Silva Rocha.

O sargento aproveita para esclarecer algumas questões a respeito da nova regra. “Nós temos três opções de luz, nos veículos. O primeiro estágio é o que a gente chama de ‘luz de posição’, ou ainda, as ‘lanternas’. Depois é que temos os faróis, o farol baixo e o farol alto. O farol a que a lei se refere é o baixo, o segundo estágio.” Ele também esclarece o procedimento atual em relação aos faróis de LED. “O LED é o farol de uso diurno, os carros mais modernos que vêm equipados com esse tipo de farol. Os veículos que têm esse sistema também possuem o farol baixo, então são duas coisas diferentes, já que a lei diz especificamente que o farol exigido é o baixo. Porém, o uso dele foi aceito pelo Contran, e tivemos uma recomendação do Ministério Público, portanto estamos aceitando esse sistema como legal”, comenta o sargento Rocha.

Ele também salienta que não é necessário que haja uma abordagem para que o motorista seja multado, que também é o caso de outras infrações de trânsito.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664