Luta contra o tempo para ajudar a pequena Lívia

Para ser eficaz, Lívia precisa realizar o tratamento antes dos dois anos de idade Foto: Arquivo da família.

Região – R$9 milhões. Esse é o valor necessário que a pequena Lívia Teles, com 1 ano e 4 meses, precisa levantar antes de completar dois anos de idade, para se curar de uma doença degenerativa, descoberta quando tinha apenas 3 meses.

Lívia sofre de AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 1, a forma mais comum e mais grave da doença. O pai da pequena, Anderson Teles, explica que o medicamento Zolgensma, “se trata de uma terapia gênica. Ela corrige o DNA defeituoso da Lívia, fazendo com que ele produza a proteína que hoje a Lívia não produz, que serve de alimento para o neurônio motor.” Este medicamento é ministrado em dose única, nos Estados Unidos, e promete curar a AME.

Atualmente, Lívia faz uso do medicamento Spinraza, que repõe a proteína do neurônio motor, que a pequena não produz. A diferença entre as duas terapias está que o Spinraza repõe a proteína, mantendo o estado da Livi, enquanto que o Zolgensma corrige a falha genética que impede a produção da proteína.

Atrofia Muscular Espinhal

De acordo com o Ministério da Saúde, “a Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover”.

Saiba como ajudar

A pequena é de Teutônia, mas já movimentou todo o estado. Inclusive Sapiranga, que realizará um pedágio solidário no dia 7 de março, nas sinaleiras da rua Presidente Kennedy e Avenida João Corrêa. Anderson conta que a comunidade está abraçando a causa da Livi. Já foram levantados R$3,4 milhões, dos 9 milhões necessários. Para quem preferir doar através de depósito bancário, são disponibilizadas as seguintes contas:

Sicredi – Conta Poupança
ou conta corrente
Agência: 0119
Conta: 34666-0

Banrisul – Conta Poupança
Agência: 0946
Conta: 39.065432.0-6

Sicoob – Conta corrente
Agência: 3030
Conta: 93.393-7
B. do Brasil – Conta Poupança
Agência: 3188-7
Variação: 51
Conta: 77.777-3

Caixa – Conta poupança
Agência: 3917
Operação: 013
Conta: 00073979-6

Sicredi – Conta Poupança
ou conta corrente
Agência: 0119
Conta: 34666-0