Luciano Orsi projeta novidades a médio prazo para o desenvolvimento

Jornal Repercussão: Este segundo mandato o senhor dará continuidade aos projetos elaborados anteriormente. Qual será a novidade para o próximo período?
Luciano Orsi: Temos que trabalhar nessa questão do futuro da cidade. A ampliação do atendimento aos empreendedores e do desenvolvimento econômico, e até por isso, será criado o COMAE, Conselho Municipal de Atendimento ao Empresário, inovação. E qual é a inovação? Além de fazer toda essa estruturação do município na unificação dos processos, meio ambiente, saúde, alvarás, todas essas questões que são complexas para a implantação de empresas, agente quer ter nesse conselho, facilitações a nível estadual e federal para as empresas. Daqui a pouco, vem uma empresa aqui, e pode ter acesso a algum benefício federal, ou pode ter acesso a Fundopem, e a empresa não sabe como fazer isso.
Então, eu quero ampliar isso. Queremos alcançar algo a mais e seria justamente para capacitar em parcerias com o SEBRAE, com o Estado e União, para sabermos onde cada segmento se enquadra em nível estadual se existe algum benefício ou vantagem para darmos essa orientação aqui.

Jornal Repercussão: O Plano Diretor irá prever uma verticalização da cidade?
Luciano Orsi: Estamos trabalhando em nosso Plano Diretor desde 2018 e uma empresa fez esse estudo. Nosso município tem área reduzida. A forma que vamos permitir o crescimento da cidade, a questão da área urbana e rural, a ocupação dos vazios urbanos que existem, em detrimento da abertura de novas áreas urbanas na área rural, essa visão é a que queremos trabalhar, para ver como vamos nos desenvolver, mantendo a qualidade de vida, até em razão desse pequeno espaço territorial que temos. Temos 60 km quadrados de área, mas se tu for olhar, e tirar o banhado e o rio, ficamos com 23 km quadrados só. Temos que traçar no Plano Diretor as limitações que teremos que ter para chegar com qualidade, daqui a 20 ou 30 anos, para que não façamos uma ocupação desordenada, e não teremos lugar ideil para ter as indústrias e a mão de obra que vão sustentar a arrecadação do município dentro desse espaço físico que nós temos. Mas, agora, temos que ver, uma coisa importante que tem aparecido para nós, são os condomínios fechados. Residenciais. Tem algumas propostas, e achamos que é uma carência do município.

Jornal Repercussão: Para crescer a receita o município precisa de novas empresas. Qual o estágio do distrito industrial?
Luciano Orsi: A nossa expectativa é que no prazo de 90-120 dias, tenhamos novidades. Temos o projeto da licitação dos lotes. Quando lançarmos, dentro desse projeto, daremos prazos bem curtos para o início da atividade. Queremos estabelecer prazos para iniciar as obras, para regularizar, para entregar, pois a ideia do município é dar contrapartidas em virtude do cumprimento. O município não é imobiliária, nosso interesse é construir futuro e construir uma base para gerar emprego e renda. Queremos projetos extremamente sólidos e viáveis, que não ficarão parados para especulação imobiliária, como ocorreu com outros empreendimentos. O empresário que quer comprar para especular, não interessa para nós. Queremos o empresário que já tem projeto viável, e quer ampliar a sua empresa, e quer local melhor, trazer investimentos para a cidade, e que já tem um plano.

Jornal Repercussão: O Hospital Lauro Reus recebeu equipamentos e melhorias no último período. O que ainda está por vir?
Luciano Orsi: O contrato novo que englobou bem mais procedimentos, encareceu mais uma série de serviços. Claro que contamos, agora, com telemedicina, e vários itens que foram agregados. A partir de agora, nosso foco principal é a reforma da emergência e da parte frontal do Lauro Reus. O projeto está pronto, e vamos fazer com financiamento. Estamos precificando os financiamentos com a Caixa Econômica, com o Banco do Brasil e o BRDE para ver quem dará o menor custo. O nosso maior problema e o déficit ali é a questão da emergência que está muito acanhada, misturada. Lá dentro, na parte de hotelaria, a estrutura é muito boa, mas a primeira impressão é a que fica, e ela é ruim. Queremos mudar essa impressão para dar um ar mais moderno, que possa ter um atendimento mais qualificado. Acredito que possamos iniciar ainda no primeiro semestre de 2021 essas obras.

Jornal Repercussão: Quais os encaminhamentos para obras que proporcionarão um incremento de opções ao lazer da cidade?
Luciano Orsi: O projeto para a construção do novo Parcão está com o projeto pronto. Apenas readequamos as planilhas orçamentárias, pois os preços haviam ficado defasados. Ainda em fevereiro, quero a licitação finalizada e até o fim de 2021, contarmos com 70-80% da obra concluída. A reforma do Largo Irmãos Vetter está com os recursos empenhados e iniciará nos próximos meses. Por outro lado, revitalização da Av. Brasil depende de recurso federal e também nos preocupamos com a capacidade de honrar com todos os empréstimos que foram contraídos.