Loteamentos e construções em Sapiranga

 #Perfil Socioeconômico

Em Sapiranga, a expansão populacional vem em uma crescente há várias décadas e isso impacta no visual urbano e na expansão da cidade. A característica principal no território do município são os loteamentos ocupando os chamados “vazios urbanos”, que são grandes áreas de terras que acabam ficando entre um loteamento e outro ou na divisa entre bairros.

Atualmente, a cidade tem 37 loteamentos em análise no Departamento de Regularização Fundiária na Secretaria de Planejamento, Habitação , Segurança e Mobilidade. Alguns são empreendimentos que tiveram um entrave nas fases de legalização como falta de documentos obrigatórios, prazos extrapolados ou ordem errada de alguma etapa, como iniciar obras sem autorização. Ou mesmo estão aguardando o processo para dar andamento nos demais trâmites, como o Recebimento Final de Obras do loteamento, que acontece depois que os lotes já estão matriculados no Registro de Imóveis e a infraestrutura já foi realizada pelos órgãos competentes (como companhia de águas e energia).
Na cidade, um loteamento que está em pleno andamento e se encontra em fase de obras é o Solar Ferrabraz, com cerca de 90% da parte de terraplanagem concluída e um terço da colocação da rede pluvial. Os canos de rede de água já começaram a ser instalados também. “Agora iniciamos a parte dos postes, a rede elétrica será 100% LED, os primeiros postes já chegaram e estão sendo instalados”, comemora Ana Laura Osório que, juntamente com seu irmão Luís Felipe Osório, é responsável pelo empreendimento. O Solar é um bairro planejado em uma localização privilegiada em Sapiranga e vai trazer para a cidade uma nova identidade em organização e praticidade nas moradias.
Outra empresa que está sempre em busca das melhores soluções para os seus clientes é a Construtora e Incorporadora Fraga. “Através de parcerias auxiliamos o cliente desde o projeto com o arquiteto até na parte do financiamento. Temos equipes bem treinadas e capacitadas para executar o serviço com qualidade”, destaca o proprietário Guilherme Fraga. A empresa atua na construção de residências, prédios comerciais e até mesmo escritórios.

Tendência dos bairros Planejados

O planejamento urbano já é uma necessidade também fora dos grandes centros. O Solar Ferrabraz é uma obra da V&T Empreendimentos Imobiliários, empresa de Porto Alegre que já entregou um bairro planejado em Campo Bom e agora está investindo em Sapiranga. “Escolhemos a cidade porque a localização da área nos escolheu. O empreendimento de Campo Bom foi muito bom em termos de retorno no sentido da confiança da comunidade em nosso trabalho e na empresa”, declara Ana Laura. A estimativa é que o novo bairro acomode mais de 1.600 pessoas.