Livro colaborativo sobre Sapiranga é distribuído em escolas do município

Foto: Departamento de Comunicação

Por Prefeitura de Sapiranga

Iniciou na segunda-feira, 1º de novembro, a distribuição, para todas as escolas do município, dos exemplares impressos do livro O Mistério das Rosas que sabiam voar, da autora Chris Dias. A proposta para o livro, cuja versão digital foi lançada durante a Feira do Livro, em agosto, foi diferenciada e envolveu alunos e escritora.

“Fazer parte do processo de escrita do livro ambientado na própria cidade deixou os alunos curiosos para verem o resultado final. Inicialmente, o livro seria apenas digital, mas entendemos que tê-lo físico seria interessante também; assim, todas as escolas municipais terão em suas bibliotecas este material e poderão trabalhar a qualquer momento”, explica a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sarah Almeida de Oliveira.

Para o desenvolvimento do livro, todos os estudantes do 5º ano receberam um questionário sobre a cidade. Com base nas respostas, surgiu a história. “É um livro narrativo fictício. Toda a narrativa acontece aqui em Sapiranga. Depois que ela escreveu, mandamos para os alunos fazerem as ilustrações da cidade”, explicou Sarah. “E ficou coisa mais linda!”, salientou a autora. O processo de produção da obra levou cerca de três meses.

“Eu considero uma história coletiva, porque na verdade a história veio desse questionário. E claro, o que eu fiz, tirei uma possibilidade de trama de dentro daquilo que as pessoas trouxeram. É uma trama, como se fosse uma lenda que a gente cria junto, a partir do que veio. Qual a trama? Qual o símbolo da cidade? A rosa! O outro símbolo importante? A asa-delta! Como que liga uma coisa na outra? Ai é que tá! Essa é a trama! Como que uma coisa liga na outra”, explicou Chris durante sua estadia em Sapiranga, quando participou de bate papos e contação de histórias durante a Feira do Livro, que aconteceu em agosto de forma online. “Eu achei divertido, adorei fazer! Juntei as duas coisas que são importantes para o sapiranguense, a rosa e o voar”, finalizou.