Limpeza de estação de tratamento de esgoto é cobrada em Araricá

Um grupo de moradores do bairro da Canoa (mas conhecido como Morada Nobre) entrou em contato com o Jornal Repercussão para alertar sobre um problema que vem causando mal-estar na comunidade que mora na rua Maurício Barani. Segundo os moradores, há mais de um ano, a estação de tratamento de esgoto, na esquina com a rua Adolfo Kersch, não passa por uma manutenção de limpeza, gerando um forte odor, principalmente no final da tarde, momento que a estação é exigida ao máximo.
Conforme o prefeito, Sergio Machado, o local receberá manutenção ainda este ano. “Temos duas estações de tratamento de esgoto no bairro. Acontece, que antes do esgoto ser sugado das estações, precisamos desobstruir as redes de esgoto existentes no bairro”, explica.
Uma das medidas colocadas em prática pela Prefeitura na tentativa de amenizar o mau cheiro na região, foi a limpeza de fossa e filtro individuais de algumas residências e comércios da região. “Chamamos uma empresa que nos alertou da necessidade de uma limpeza completa das redes”, destaca o prefeito.
Nas próximas semanas, a Prefeitura deve concluir uma licitação para contratar uma empresa que será a responsável por fazer a limpeza das redes.
Mais de uma estação
*Além da estação de tratamento de esgoto existente na rua Maurício Barani, a Prefeitura conta com mais seis locais para o tratamento de esgoto.
*Existe uma estação na Vila Grings, que fica no bairro Integração, outra na rua Julio Konrath, próximo do mercado do Tião, no Centro, outra na rua Camobi, na entrada do Município e outras estações nos bairros Estação e Azaleia.
*Recentemente, a Prefeitura cadastrou uma proposta no valor de R$ 10,7 milhões para a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no município. “Teremos uma grande estação de tratamento no final do arroio Ferrabraz, na rua Dois de Dezembro”, anuncia o prefeito, Sergio Machado.
Novo projeto vai desativar antigas estações
Atualmente, o município conta com sete estações de tratamento de esgoto. Mas, conforme o prefeito, o governo federal não permite mais que os municípios de regiões metropolitanas mantenham lagões e múltiplas estações de tratamento de esgoto (caso de Araricá). “Uma nova norma impõe que o município tenha apenas um grande local para o tratamento de esgoto para receber todo os efluentes gerados pelos moradores. Apresentamos um projeto ao governo do Estado, de 12 estações, mas que não foi aprovado”, destaca Sergio.
Moradores cobram limpeza
“O esgoto não está mais sendo limpo pela Prefeitura. Não podemos mais sentar na frente de casa para tomar um chimarrão. De noite não dá para aguentar o cheiro.” Ana Paula Velho, 28 anos
“Não recordo a última vez que a Prefeitura fez a limpeza da estação de tratamento de esgoto da rua Maurício Barani. Sem contar os problemas nos encanamentos.” Silvio Gonçalves, 69 anos
“Só queremos que a Prefeitura limpe as estações para eliminar o cheiro. Um empurra para o outro e ninguém faz nada. Deveria ser limpo de seis em seis meses.” Vilmar Gottschalk, 41 anos