Ligações pelo WhatsApp viram realidade e chegam aos poucos para os usuários

A conta gotas | Nova opção ainda está na fase de testes e depende de condicionantes

Aos poucos, usuários do aplicativo WhatsApp começam a ter acesso a uma nova ferramenta: realizar chamadas telefônicas gratuitas pelo aplicativo. O novo recurso foi anunciado pela empresa ainda em 2014 e está sendo disponibilizado lentamente para os usuários do sistema Android. Porém, para que a nova funcionalidade seja liberada, é necessário receber uma chamada telefônica de convite de alguém que esteja com a funcionalidade habilitada.
Conforme sites especializados em tecnologia, a versão compatível com o recurso de ligações é a versão 2.11.561, mas no site do Google Play a versão disponível é inferior a necessária para realizar chamadas pelo Whats de forma gratuita.
Uma das alternativas possíveis para atualizar o aplicativo para a versão compatível com a realização de ligações é providenciar o download da atualização APK (que é um arquivo compilado usado para se instalar programas no Android de forma paralela ao Google Play) para o sistema do aparelho. Depois, é necessário selecionar a opção “instalar todas”. Feito isso, peça para um usuário que tenha a ferramenta ativa ligar para o número em que se deseja habilitar a nova ferramenta. Só assim a nova função entrará em uso.
Entenda como funciona a opção
Com a funcionalidade habilitada na aba de ligações do WhatsApp, o usuário pode finalmente ligar para seus contatos utilizando a rede de dados, 3G ou 4G, ou ainda Wi-Fi, economizando, desta forma, a franquia de minutos da sua operadora.
A qualidade das ligações apresenta certa instabilidade. Algumas são boas, outras ruins, pois depende do sinal da operadora ou da rede de Wi-Fi ao qual o usuário está conectado. De qualquer forma, o recurso funciona, e de forma bem similar às chamadas telefônicas do Facebook Messenger e do Viber. Vale lembrar que essa funcionalidade não é nova, além dos aplicativos já citados, o Skype faz isso há algum tempo.
Saiba qual a sua versão do WhatsApp
Para saber que versão do WhatsApp está rodando no seu smartphone vá no menu do WhatsApp e selecione “Configurações”. Depois “Ajuda” e logo após “Sobre”. Nesta tela vai aparecer o número da sua versão. A versão que é compatível com o recurso de ligações é a 2.11.561.
A tendência é de que em breve a nova opção também seja disponibilizada para os usuários de iPhone, que roda em outro tipo de sistema, chamado de iOS.