Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga, completa 25 anos neste mês

Sapiranga – A Liga Feminina de Combate ao Câncer completa 25 anos neste mês de outubro em Sapiranga. Com um histórico de atividades e atendimentos prestados a comunidade, a Liga se destaca pelo trabalho de apoio, conscientização e prevenção ao câncer.

De acordo com a presidente da (LFCC) Patrícia Terabi, o trabalho da Liga, é voltado à assistência aos pacientes portadores de câncer, bem como na educação preventiva desta doença. “É um trabalho sério e transparente, feito com muito amor e afinco, visando minimizar o sofrimento destas pessoas e proporcionar um mínimo de conforto neste momento de fragilidade”, comenta Terabi.

A primeira reunião aconteceu no dia 19 de outubro de 1994, no Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio, com a participação de 33 sócias fundadoras. Cada associada passou a contribuir mensalmente com uma pequena quantia, para financiar as primeiras despesas.

A Liga foi oficialmente instalada em 27 de outubro de 1994, na sede do Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga. A comunidade de Sapiranga se fez presente, através de vários segmentos.
A partir daí foram projetadas três áreas de ação: a Liga Adulta, a Liga Jovem e Grupo Siri (este composto por crianças de 7 a 13 anos). Atualmente a Liga Feminina de Combate ao Câncer, está localizada na Rua Duque de Caxias, 48, no centro, através de um contrato em regime de comodato com a prefeitura.

Entre os pacientes atendidos estão Michelle Ternus dos Santos, de 36 anos, ela foi diagnosticada com câncer no intestino, procurou a LFCC e teve todo o apoio necessário. “Ela (LFCC) é fundamental para qualquer pessoa que esteja passando por isso, na parte financeira em relação a medicamentos necessários e principalmente o apoio psicológico e o carinho”. Michelle está curada e atualmente é voluntária como terapeuta na Liga.

Programação de 25 anos
Serão vários eventos em comemoração aos 25 anos da Liga. No sexta-feira, (11), a partir das 17 horas, vai ocorrer a Festa Beneficente de 25 anos da Liga, organizada pelo H Ville Espaço Multievento. Toda a arrecadação será revertida para a entidade. A festa contará com shows das bandas Sunset Riders, Jack Brown, Hells Bells, Vini Martins e para alimentação foodtruck da Street burger, bolinhos de batata da família Lanz e cupcakes da Monique. Os apoiadores deste evento são: Sicredi, Zarth, UM Concept, Clip, H Ville, Wingert corretora de seguros, Atelier da Saúde.
No dia 18, será realizado um jantar somente para as voluntárias.
E no dia 23, acontece o chá comemorativo de 25 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga, a partir das 15 horas, com a opção de levar para casa.

A LFCC em números
A liga atualmente, presta assistência a cerca de 150 pacientes carentes em tratamento. Mensalmente, são fornecidos ranchos, kits de limpeza, caixas de leite, fraldas, alimentos  específicos, para uma melhor nutrição,  medicamentos e quando necessário, exames de urgência.

A Liga conta com 65 voluntárias ativas, que desempenham atividades diversas, como integração com os pacientes, brechó, artesanato, e secretaria. A equipe conta com profissionais da área da saúde, como Psicólogas, Fisioterapeuta, Nutricionista, terapeutas Reikianas, de  barras de access, Reflexologista, Ginecologista, Oncologista, Biomédica e Farmacêutica. E também, uma equipe de visitas domiciliares, com Psicóloga, Biomédica  e Nutricionista,  para aqueles pacientes impossibilitados de saírem de casa. Para a educação preventiva, é disponibilizado uma equipe para realizar palestras, previamente agendadas.

Texto: Jonas Soares
Fotografia: LFCC Sapiranga