Levantamento do Caged coloca Sapiranga em destaque

Sapiranga – Os números de levantamento do Ministério do Trabalho apontaram que o Município de Sapiranga teve saldo positivo de destaque na região metropolitana no primeiro bimestre de 2017 na relação entre o número de admissões e demissões no mercado de trabalho. Segundo os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e. Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a Cidade das Rosas, neste início de 2017, teve saldo de 916 vagas positivas no total de janeiro e fevereiro, o segundo melhor saldo de todos os levantamentos realizados pelo Caged desde 2003, quando começaram os levantamentos. Sapiranga já havia registrado um saldo histórico neste patamar em 2014 (na fase pré-crise do governo Dilma), também nesta Administração, quando o saldo chegou a 918 (duas vagas a mais que agora).

Incentivo

O saldo positivo de Sapiranga representa, por exemplo, quase 20% a mais que a segunda colocada, Novo Hamburgo, que teve saldo 750 na região metropolitana. A Cidade das Rosas superou cidades com maior população e PIB como, além de Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio.

A prefeita Corinha Molling, lembrando que o Município mesmo em meio à crise nacional (iniciada em 2014) buscou maneiras para ter a capacidade de recuperação, destacou a boa notícia. “Sapiranga sempre manteve o foco em obras de infraestrutura, em incentivos e na busca de conversar com empreendedores sobre as vantagens de se instalar ou investir na cidade. Inauguramos em 2016 a Sala do Empreendedor para facilitar a abertura de pequenas empresas. E Sapiranga é uma cidade marcada pela vocação de trabalho e sua localização às margens da RS-239, com ligações à capital, Serra e Litoral, torna-a atrativa para a instalação de empresas. Enfim, nos preparamos para ter como crescer quando a economia voltasse a se recuperar, e o resultado agora pode ser visto nesta gradativa recuperação industrial.”

Ações

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luis Fernando Hanauer, também destaca os números positivos como fruto de um planejamento do Município. Estamos com ações variadas para fomentar o aquecimento econômico de Sapiranga, dentro de um planejamento exigido pela prefeita Corinha em busca de incrementar a criação de empregos, seriamente afetada pela crise econômica do País. Temos ações desde o oferecimento de incentivos – dentro das possibilidades do Município – a auxílios para participação em feiras visando a expansão dos negócios. E, como, a economia do País está reagindo neste início de ano, os resultados vão surgindo aos poucos, mostrando que estamos no caminho certo. Esta reação no mercado de trabalho vem sendo verificada na oferta de empregos na nossa agência do Sine/FGTAS, demonstrando, principalmente, o investimento de pequenas e médias empresas.”

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Sapiranga