Leite explicou alteração no decreto estadual e pede cautela em tomada de decisões

Estado – Em manifestação durante transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira (27), o governador Eduardo Leite com o objetivo de esclarecimento citou novas regras para o funcionamento de alguns serviços considerados essenciais, entre eles, templos religiosos, agências bancárias e lotéricas, a partir de alteração anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. Uma série de normativas que determinam a maneira como a população gaúcha deve se comportar para evitar a propagação do vírus vem sendo divulgadas desde o dia 10 de março, data da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Estado.”Como há uma norma federal, editada pela presidência da República, não podemos vedar a atividade dos templos. Não podemos contrariar a norma federal, assim como os municípios não podem desrespeitar normas estaduais”, justificou Leite.

O governador ressalta que templos religiosos observem o limite máximo de 25% da capacidade de assentos, adotem as providências para haver distanciamento mínimo de dois metros entre os frequentadores e garantam as condições de higiene necessárias. O mesmo vale para as agências bancárias e lotéricas, que também devem observar a distância entre os usuários e adotar horários restritos para o atendimento de clientes que pertençam aos grupos de risco.

Já em relação às medidas de relaxamento de algumas medidas adotadas pelo Estado, o governador pediu cautela. “Não dá para tomar uma decisão com base na angústia e ansiedade, você têm que tomar com base na ciência. No mundo todo estamos observando a cautela médica ditando providências em relação às essas restrições, ou seja, o cuidado para não permitir disseminar o vírus para além da capacidade de atendimento”. Leite ainda acrescenta: “Nem podíamos sair fechando tudo, por que o mundo está fechando, mas também não podemos abrir tudo por que queiramos agora observar o impacto econômico”, disse.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini