Lauro Reus comemora realização de cirurgia inédita

Marco | Cirurgia que trata refluxo gastroesofágico ocorreu em setembro

Campo Bom – Ainda no mês de setembro, o bloco cirúrgico do Hospital de Campo Bom Dr. Lauro Reus realizou a primeira cirurgia para o tratamento da doença do refluxo gastroesofágico, também conhecida como Fundoplicatura Videolaparoscópica à Nissen, que consiste na abordagem cirúrgica indicada para pacientes que possuem a doença e que não respondem ao tratamento clínico disponível (ou seja, inibidores da bomba de prótons, como o Omeprazol).

Segundo o cirurgião Dr. Vinícius Pena Coutinho, os pacientes que são portadores desta doença geralmente apresentam pirose excessiva e frequente (sensação de queimação ou azia), eructações e tosse seca. “Quando a doença está associada à hérnia hiatal, o paciente também pode apresentar náuseas e vômitos frequentes, além de disfagia e perda de peso”, explica.

A paciente Izaura Gomes realizou a correção da hérnia hiatal mais confecção de válvula anti-refluxo de 360º, onde o fundo gástrico é disposto ao redor do esôfago, criando um mecanismo de válvula, que evita o refluxo de suco gástrico. Conforme explica o cirurgião, a Fundoplicatura Videolaparoscópica à Nissen é realizada através de laparoscopia, ou seja, cirurgia minimamente invasiva realizada por vídeo. “O tempo de cirurgia não é demorado, porém cada caso é avaliado separadamente”, enfatiza o Dr Coutinho.

Crédito da foto: Rejane Sartori/Comunicação Hospital Lauro Reus

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664