Laço Rosa arrecada cabelos para mulheres com câncer

Sapiranga – Alessandra Bizonin, 16 anos, e Deise Azambuja, 27 anos, são duas das mais de 20 mulheres que doaram parte do seu cabelo para a Fundação Laço Rosa, que encaminha a doação para fabricação de perucas para mulheres e meninas com câncer. A doação ocorreu em outubro, durante a campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Instituto Embelleze foi o responsável pela lavagem e corte dos cabelos que, posteriormente, foram encaminhados para a Central do Instituto, em São Paulo, onde as perucas estão sendo feitas e distribuídas para mulheres de todo o Brasil, que perderam seu cabelo no tratamento do de algum tipo de câncer.
Alessandra conheceu a Fundação através de uma propaganda na TV e soube que o Instituto Embeleze, onde estuda, estava engajado na causa. “Doei porque queria ajudar a aumentar a autoestima dessas mulheres que passam por este momento tão difícil. Eu tinha bastante cabelo e foi muito bom fazer parte dessa história”, conta a jovem.
A vontade de ajudar o próximo também foi o que motivou Deise. “Conheço pessoas que perderam o cabelo devido ao câncer e sei o quanto minha doação seria significante para quem a recebesse. Quando soube da campanha, não pensei duas vezes”, lembra.
De acordo com Helena Rossi, gerente comercial do Instituto Embelleze de Sapiranga, que acompanhou parte do processo, é emocionante ver uma mulher adulta doando parte do seu cabelo, mas ver o rosto de uma criança que participa deste ato, mexe com o sentimento de qualquer pessoa. “Cinco das mais de 20 doadoras têm menos de 15 anos. É uma conscientização muito linda”, explica Helena.
Meninas doaram
Uma das proprietárias do Instituto Embelleze de Sapiranga, Raquel Wosiack, conta que um dos momentos mais marcantes da doação foi a participação de crianças na doação. “Elas são jovens e foi incrível ver a preocupação delas com o próximo, levando em conta que se quer conheceram as mulheres que receberão os cabelos, apenas fazendo pelo bem. Cheguei a ver uma menina chorar no momento da doação, mas todas fizeram com o coração”, explica Raquel.
Bom resultado
Raquel diz que a divulgação da campanha aconteceu entre os conhecidos e que teve um bom resultado. “As mulheres ficaram sabendo umas através das outras e também divulgávamos a campanha por telefone, quando entravam em contato com o Instituto. Foi dessa forma que conseguimos esse resultado satisfatório, com mais
de 20 mulheres doadoras, somente em Sapiranga”, disse.
A Fundação Laço Rosa
O mês de outubro, devido à campanha Outubro Rosa, foi o momento de maior mobilização para a doação dos fios. Porém, é possível participar da campanha com a doação de cabelos durante o ano todo.
Para doar o cabelo, do qual deve ser cortado pelo menos 20 cm, pode-se procurar qualquer loja do Instituto Embelleze, que irá cortar os fios e encaminhá-los. Em Sapiranga, o Instituto está localizado na Rua 7 de Setembro, 89, sobreloja.
A Fundação Laço Rosa é uma instituição sem fins lucrativos, servindo como um canal de apoio para quem passa pelo delicado momento da descoberta do câncer.