Laboratório de Análises Clínicas de Sapiranga recebe certificação

Reconhecimento | Certificação de controle de qualidade é nacional

O Laboratório de Análises Clínicas da Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga participou do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), e recebeu, com data do dia 7 de janeiro, o certificado que declara como Excelente sua classificação nas determinações das amostras, obtendo percentual médio de acertos de 92,25%. Localizado na Rua Getúlio Vargas, número 505, com acesso lateral pela Secretaria Municipal de Saúde, o Laboratório realiza, de forma gratuita, a coleta de materiais como sangue, urina, fezes e escarro para a realização de diversos exames custeados pelo município.

O programa nacional abrange laboratórios de análises clínicas públicos e privados de todo o Brasil, e esta foi a primeira participação do Laboratório de Análises Clínicas da Secretaria neste programa de qualidade, algo conquistado com apoio da Administração Municipal. “Precisamos reconhecer que com esta Administração foi possível participar do PNCQ, e esperamos que a partir de agora todos reconheçam a importância dessa avaliação e que ela seja mantida”, explica Lisiane Ferreira dos Santos, bioquímica responsável pelo Laboratório de Sapiranga. Segundo Lisiane, são feitas diariamente 100 coletas (de sangue, urina, fezes e escarro), totalizando aproximadamente 15 mil exames mensais de cerca de 2.200 pacientes que são encaminhados por médicos do Sistema Único de Saúde.

Importância do reconhecimento de qualidade

Para o secretário municipal de Saúde, Emerson Leite, a participação no programa é uma forma de assegurar a qualidade do trabalho do laboratório e do serviço por ele prestado. “O serviço que será disponibilizado à população deve ser entregue com comprometimento e qualidade, e eu só consigo fazer isso através do investimento no trabalho e nos serviços. A participação surgiu através de iniciativa da equipe do laboratório, que teve total apoio da prefeita Corinha e da Secretaria de Saúde. Essa conquista leva para a população confiabilidade e segurança quanto a esse serviço. Isso está sendo comprovado através de um programa idôneo e autônomo. Através dessa avaliação eles podem comprovar o serviço que é ofertado a eles.” Lisiane destaca que um dos grandes fatores para a conquista da classificação de excelência foi o esforço e a qualificação da equipe. “Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por um sistema público, com o esforço de todos os funcionários e colaboradores obtivemos esses resultados que, na verdade, construímos e conquistamos ao longo de muitos anos, mantendo sempre um alto padrão”, considera.

Crédito da foto: Julia Viana/PMS