La Salle e Pedro Lenz estão entre as escolas estaduais contempladas com reformas

Obras anunciadas | Repasse de valores para as obras deve ser realizado pelo Estado até o dia 30 de junho

Região – A Secretaria Estadual de Educação anunciou na sexta-feira (23), um repasse de R$ 40,5 milhões para reformas e pequenas ampliações em 298 escolas da rede pública de ensino. Entre as escolas contempladas, estão a Escola Estadual de Ensino Médio La Salle, localizada em Campo Bom, no bairro Imigrante, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Lenz, do bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga.

Para a escola sapiranguense, serão repassados R$ 150.000,00, mesmo valor que deve ser repassado para a La Salle. Conforme as informações divulgadas pela Secretaria de Educação, a transferência de recursos deve ocorrer até 30 de junho.

La Salle aguarda decisão sobre as obras

Conforme Eluze Oliveira Schaidhauer, diretora da Escola Estadual La Salle, a escola tem algumas demandas e já foram enviados projetos para a Coordenadoria Regional (2ª CRE). “O engenheiro e o pessoal da coordenadoria vão vir aqui e determinar o que será feito. Entre as reformas que precisávamos, estão a reforma da quadra – ela não é fechada, apenas coberta – e o refeitório, que teria que ser maior”, explica a diretora.

Faz cerca de três anos que a escola aguarda por reformas. “Nosso refeitório é pequeno, então chamamos os alunos por turmas para os lanches. Mas tudo o que vier var ser um lucro”.

Escola Pedro Lenz também terá obras

– Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Lenz, uma das demandas também é a quadra da escola. “Uma das coisas que precisávamos era cobrir a quadra de esportes. Outra necessidade são mais salas. A cobertura da quadra acaba sendo importante, pois não temos um espaço coberto para receber os pais para uma atividade maior – mesmo um auditório seria uma solução”, pondera a vice-diretora da escola, Silvani Schaffer. “Quando tem educação física em dia de chuva, os alunos ficam na sala de aula”, comenta. Em breve, irão decidir qual obra será iniciada na escola.

– Em contato com a 2ª Coordenadora Regional do Estado (2ª CRE, localizada em São Leopoldo, responsável pelos municípios da região), a coordenadora Helenise Avila Juchem reforçou que as escolas, juntamente com a comunidade escolar, definirão as necessidades de reformas ou prioridades. Depois, projetos, memorial descritivo e orçamentos serão elaborados, para posterior licitação das obras. “O valor é depositado na conta da escola através da Autonomia Financeira, para posterior utilização”, explicou a coordenadora Helenise Avila Juchem.

Crédito da foto: Escola Estadual La Salle

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664