Kolonie, festa da agricultura familiar, será domingo, dia 22, em Nova Hartz

Agricultura familiar estará presente

Evento de Nova Hartz contará com exposições e shows diversos

Nova Hartz – A Kolonie – Festa da Agricultura Familiar de Nova Hartz – será domingo, dia 22, nos Pavilhões de Eventos da Prefeitura, com entrada franca.
O dia inicia com o desfile colonial, às 9h. O almoço colonial será servido a partir das 11h30 e, assim como toda a parte da gastronomia comercializada durante a festa, será feito pela Associação dos Produtores Rurais de Nova Hartz. “Teremos também os tradicionais bolinhos de batata, pães, cucas e outros. E a produção pela Associação é um diferencial. Este almoço colonial vai ser muito bacana”, ressalta Adriano Ferreira, diretor de Cultura do Município. O almoço será vendido por R$25,00 e toda a renda será revertida para a Associação dos Produtores Rurais.

A programação ainda conta com apresentações artísticas dos grupos Volkstanzgruppe Talquelle, CTG Querência e Anjos do Fandango. Para às 14h, está programado o show da Banda Alles Bier, e às 16h a banda Sétimo Sentido sobe ao palco.

A Kolonie ainda terá exposição de animais, de artesanato e também brinquedos infláveis para as crianças. No Museu Municipal, a exposição “Festejar é Preciso – As festas de rememoração da imigração alemã em Nova Hartz – Kerb – Kolonie Hartz Fest – Dezemberfest” estará de portas abertas para a comunidade desde a manhã.

Promoção da agricultura familiar é objetivo da Kolonie de Nova Hartz
O mais importante na Kolonie é o desenvolvimento e o apoio à agricultura familiar, que é o motivo principal da realização da festa. “Pessoal pode vir, almoçar, e ainda comprar os produtos da agricultura familiar. Um diferencial que estamos demonstrando”, pontua Ferreira, que ainda destaca o desfile, marcado para às 9h, e que contará com a participação das soberanas da Kolonie e da Dezemberfest. A banda típica Alles Bier, que se apresentará à tarde, também participará do desfile.

Festa planejada para família
Outra atração do evento será a exposição de pequenos animais, que estará montada no segundo pavilhão. “Acreditamos que isso irá chamar muito as famílias. Pela primeira vez estamos fazendo essa exposição, é bem bacana”, destaca Adriano. A Kolonie ainda terá exposição dos artesãos do Município, que também participarão do desfile, na parte da manhã. Os brinquedos infláveis serão disponibilizados às crianças no espaço em frente à prefeitura. “Teremos também um espaço do chimarrão, com erva mate e água quente disponbilizados gratuitamente para a comunidade”, conta o diretor de cultura de Nova Hartz, Adriano Ferreira, que deixa um convite: “Teremos diversas atrações, entre shows artísticos, danças típicas, reunindo cultura e gastronomia alemã do produtor rural do município. A gente quer convidar todo o pessoal para participar!”.

Texto: Sabrina Strack
Fotografia: PMNH