Kits de testes para municípios são aguardados pelo Estado

Estado – A Secretaria Estadual de Saúde aguarda o recebimento de kits de testagem que serão doados pelo Ministério da Saúde e, que posteriormente, serão encaminhados aos municípios. De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, ainda não há uma confirmação de quantidade ou data de chegada dos testes bastante visados em todo mundo em virtude da pandemia do coronavírus. “Há a previsão de 50 mil testes por meio de parceria com universidades, além da compra de 30 mil testes rápidos pelo Estado na primeira quinzena de abril. Também é aguardado o recebimento de kits de testagem que serão doados pelo Ministério”, disse. A informação foi dada durante fala em reunião por videoconferência nesta sexta-feira (27), com governador Eduardo Leite, presidentes das associações regionais de municípios e com presidente da Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito Eduardo Freire.

O envio de mais lotes de vacinas contra a gripe também foi comunicado. Arita assegura que, no começo da próxima semana, será direcionada nova remessa para distribuição aos municípios com agilidade. A procura por parte dos idosos para a imunização fez com em algumas cidades, os lotes esgotassem em pouco tempo.

Mais tarde, ao término da reunião, em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Eduardo Leite mencionou o envio de materiais de EPIs para cidades gaúchas. “Estamos recebendo e começaremos a distribuir a partir de segunda-feira para municípios e hospitais, 300 mil luvas, 47 mil máscaras, 16 mil aventais, que fazem parte dos 80 mil kits de proteção individual enviados pelo Ministério da Saúde, além da terceira remessa de doses de vacina contra a gripe. O Estado também está fazendo a compra de 170 mil luvas, 170 mil máscaras e também óculos de proteção para profissionais da saúde”, finaliza. À noite, a Secretaria Estadual de Saúde atualizou a informação acrescentando que uma remessa de outras 500 mil máscaras, oriundas do Ministério da Saúde, também é aguardada pelo Estado. E que para limpeza das mãos e dos ambientes, o Estado recebeu uma carga de 600 litros de álcool em gel que está sendo repassada aos municípios.