Justiça Eleitoral quer o jovem exercendo a sua cidadania

Sapiranga – O Cartório Eleitoral do município (que atende ainda Araricá e Nova Hartz), articula com as escolas da região o cadastramento de eleitores, com idade entre 16 aos 18 anos. A proposta integra a Semana Nacional do Jovem  Eleitor, da Justiça Eleitoral, que ocorre de 21 a 25 de outubro em todo o país.
Para mostrar um pouco do trabalho daqueles que ajudam a organizar as eleições, o Cartório Eleitoral convidou os estudantes para conhecerem a evolução do processo de cadastramento e de escolha dos representantes.   
Uma das novidades na confecção do título de eleitor será a inserção destes jovens no sistema biométrico (identificação através das digitais). Para confeccionar o primeiro título eleitoral é necessário levar comprovante de residência e identidade.
Quem ainda não possui o título de eleitor tem até o dia 7 de maio de 2014 (151 dias antes da eleição) para fazer o cadastramento eleitoral ou solicitar transferência de domicílio.
 Em Sapiranga, a juíza eleitoral, Paula Paradeda,  fará uma apresentação do trabalho da Justiça Eleitoral, no dia 21, no Cartório Eleitoral de Sapiranga.
 Ananda Oliveira, presidente da UJS de Sapiranga, destaca que em 2010, a entidade incentivou mais de 700 estudantes a confeccionar o título de eleitor. “Teremos a campanha da UJS em abril de 2014”, destaca.
 “Trabalhamos a conscientização dos jovens sobre a importância do voto nas escolas”, diz Wesley Sales, da União dos Estudantes de Campo Bom, que também fará campanha no próximo ano.