Jurídico da Prefeitura de Sapiranga já elabora recurso para revisão da bandeira

Sapiranga – O Jurídico da Prefeitura já trabalha na noite desta sexta-feira (31) na elaboração do recurso que será apresentado ao Governo do Estado, após manutenção da bandeira vermelha para a região da qual faz parte o município, dentro do projeto de Distanciamento Controlado.

A procuradora-geral da Prefeitura de Sapiranga, Ariane Pereira, entende que o Município não está medindo esforços na área da saúde e que houve melhoras nos índices de casos em Sapiranga. “Realizamos ações na saúde e temos dados que são favoráveis, tais como números de recuperados maiores do que os diagnosticados para Covid-19. Ainda adquirimos cinco novos leitos para Covid-19 e que ainda estão 100% desocupados. E nessa semana tivemos somente um óbito. Claro, gostaríamos que não tivesse nenhuma morte”, cita.

Segundo dados da Prefeitura, na sexta-feira (31), os leitos de UTI adulto do Hospital Sapiranga estavam com taxa de ocupação de 86% para casos não Covid, e 62,5% para coronavírus. O Município conta ainda com 3 leitos de Sala Vermelha e 2 leitos ambulatoriais de isolamento na UPA 24 H.

As características de Sapiranga em comparação aos demais municípios da região também serão defendidas no documento. “Quando se fala em região estamos tratando de 12 cidades. A situação do município precisa ser levada em conta. E entendemos que Sapiranga apresenta condições de estar em bandeira laranja. E se não for aceita a revisão, queremos que, ao menos, seja permitida a abertura do comércio e de restaurantes”, acrescenta.

Ainda segundo manifestação da Prefeitura, estes segmentos vem tomando todos os cuidados de higiene determinados no decreto estadual. “A Cidade das Rosas cumpriu com o seu dever. Seguiu à risca o distanciamento controlado pelo governo Estado. Fizemos o nosso trabalho de aumentar a capacidade dos atendimentos, seguimos os protocolos estipulados pela bandeira vermelha, inclusive tivemos a contratação de mais médicos, técnicos e enfermeiros, além da compra de tomografias. Sendo assim, vamos recorrer porque não concordamos com algumas restrições da bandeira vermelha”, afirma a prefeita Corinha Molling.

Sapiranga, a exemplo de Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, fazem parte da região de Novo Hamburgo. O prazo para a apresentação do recurso para revisão da bandeira encerra domingo. A resposta aos recursos será divulgada na segunda-feira (3) pelo governador Eduardo Leite, após análise do Gabinete de Crise do Estado, em transmissão ao vivo nas páginas do YouTube e Facebook do Governo do RS, que normalmente ocorre às 16h30.