Junta Digital proporciona mais segurança na hora de abrir e fechar empresas

Novidade | Ferramenta também dará mais agilidade ao processo

Estado – Lançado nesta quarta-feira (19), a Junta Digital é um novo serviço oferecido pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis), vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. A ferramenta vai permitir que as empresas sejam abertas, alteradas ou fechadas via internet em todo o estado, sem a necessidade de documentos em papel. Além de tornar os processos mais rápidos, a Junta Digital traz mais segurança aos empresários gaúchos. O lançamento ocorreu no Palácio Piratini.

O modelo digital de trabalho foi adotado de forma pioneira pela Junta Comercial de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro a aderir ao projeto, que visa integrar todas as bases de dados das juntas comerciais do país, com a parceria do Sebrae. “A Junta Digital revela uma palavra só: o processo de desburocratização na prática. Se queremos a eficiência do Estado é assim que vamos chegar lá, com um poder público mais moderno e voltado às pessoas”, afirmou o governador José Ivo Sartori, que considera que a iniciativa “vai trazer resultado para nossa economia”.

Requisitos para utilizar a nova ferramenta

Os requisitos para a utilização da Junta Digital preveem, além de acesso à internet, Certificado Digital A 3 (e-CPF), para assinar o documento eletrônico e arquivo em PDF.

Conforme o superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, a entidade, a nível nacional, está trabalhando para desburocratizar processos como esses, de abertura e fechamento de empresas. Para Derly Fialho, a iniciativa é um passo importante para facilitar a vida dos empresários, bem como dos futuros empreeendedores do Estado.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664

Crédito da foto: Daniela Barcellos