Julho já é o mês com maior volume de chuvas em 30 anos

Região – Desde que o temporal da madrugada desta segunda-feira (20) começou, até as 14h desta tarde, choveram 101 milímetros – a média de chuva normal, para o mês de julho, é de 162.8 milímetros. Os dados são da Estação Meteorológica de Campo Bom. “Este é o mês mais chuvoso em trinta anos, desde que a estação foi implantada. A média normal para o mês é de 162.8 milímetros, e até as 14h desta tarde, já haviam chovido 419.8 milímetros”, diz Nilson Wolff, coordenador da Estação. Conforme Nilson, as fortes chuvas são a confirmação do fenômeno do El Niño, que quando acontece no sul do Brasil causa excesso de chuva na região, sem que as chuvas ocorram em outras áreas do país.

De acordo com Wolff, a ausência de massas de ar frio intensas também contribui para que as chuvas persistam. “O normal, nessa época do ano, é que ocorram uma das duas coisas: ou frio ou chuva. O calor apenas chama a chuva e traz umidade, virando em chuva novamente. Como não temos grandes massas de ar polar chegando na região, a instabilidade acaba retornando. Há uma massa de ar frio, de média intensidade, se deslocando para o sul. Porém, como é apenas de média intensidade, o tempo deve ficar estável apenas entre esta tarde e quinta-feira, com o retorno das chuvas na sexta-feira”, explica o coordenador.

Como as chuvas e os alagamentos resultantes afetaram o Complexo do Centro de Educação Integrada (CEI), a Prefeitura Municipal de Campo Bom notificou que todos os projetos e atividades que ocorrem na piscina do CEI estão suspensos temporariamente. A retomada será em data a ser comunicada, mas, por enquanto, não ocorrem os projetos de natação do Acolher, Hidroginástica para a terceira idade e grupos, Super Hidro, Hidroterapia e Hidrogesta, que voltam a ocorrer assim que a situação do espaço estiver normalizada.

Em Sapiranga, no momento há 140 pessoas afetadas pelos alagamentos na cidade – 80 estão ilhadas e 60, desalojadas. Das 4 às 9h desta manhã, já haviam chovido 58 milímetros, segundo a Defesa Civil, e até as 14h, estima-se que o volume tenha atingido mais de 70 milímetros.

Entre os transtornos causadas pelas fortes chuvas, estão o transbordamento do Arroio Sapiranga, que deixou as quadras entre a Rua Afonso Pena e Avenida 20 de Setembro interditadas. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Sapiranga, Leandro da Costa, apesar da chuva em menor volume nesta segunda-feira, os alagamentos voltaram a ocorrer (até em nível mais alto em alguns pontos) porque o solo ainda estava muito encharcado devido às chuvas da semana passada. A prefeita Corinha Molling deve convocar reunião emergencial para ver quais ações podem ser tomadas.

A Prefeitura Municipal também notificou que a coleta de lixo que estava prevista para ocorrer nesta tarde, nos bairros Centenário e Morada São Luiz, foi adiada para amanhã, já que nem mesmo os caminhões da coleta conseguiram passagem pelas ruas.

 

Crédito da Foto: Uili Boes