Jovem mãe de Sapiranga diagnosticada com câncer ganha apoio em vaquinha

Moradora do bairro São Luiz, em Sapiranga, a acadêmica de Fisioterapia, Josiane Seben, de 26 anos, vivia um dos momentos mais mágicos de sua vida, ao lado do marido Muriel Oliveira, quando recebeu o diagnóstico de que estava com câncer, o Linfoma de Hodgkin. O casal que firmou matrimônio há pouco mais de um ano curtia os primeiros movimentos do pequeno Miguel, quando o resultado da biópsia apontou a doença.
Hoje, toda a dedicação da jovem mãe Josiane com o bebê divide espaço com o empenho ao tratamento: “no final de setembro quando o bebê estava com 45 dias fiz a biopsia que indicou o estágio III do Hodgkin Esclerose Nodular. Tudo iniciou com o aparecimento de algumas bolinhas (linfonodos aumentados) na região cervical durante a gestação, comentei com o obstetra ele então me encaminhou para um cirurgião de cabeça e pescoço, durante o período da gestação foram realizados diversos exames”, disse Josiane, revelando que mostrou certa resistência para a criação da vaquinha coletiva devido à exposição.
Os gastos, além do pagamento de cooparticipação do plano de saúde, aumentaram significativamente devido a necessidade de um medicamento que deixou de ser produzido no Brasil: “a Bleomicina não está mais disponível no Brasil e a importação dela encarece muito o tratamento”, revelou.
A partir de uma projeção de gastos com o tratamento, o valor de R$ 20 mil foi estipulado no site como meta. A iniciativa mobilizou muitos conhecidos da jovem somando em torno de 185 pessoas que já contribuíram superando o apoio financeiro de R$ 15 mil. “Me surpreendeu muito o carinho, o abraço, e todo amor que tenho recebido de todos os lados. Claro que, o valor em dinheiro é importante, mas me toca muito e me deixa muito grata esse amor”, declarou.

Diagnóstico da doença, após exames

O diagnóstico confirmando Linfoma de Hodgkin Esclerose Nodular aconteceu logo depois do nascimento do pequeno Miguel. Ainda na gestação já haviam sido feitos diversos exames. A confirmação de que a doença estava no Estágio III aconteceu pelo exame PET-CT. A primeira sessão de quimioterapia aconteceu no dia 28 de outubro. A ajuda por parte da comunidade pode ser feita no endereço eletrônico: http://vaka.me/773623.

Gerado no sistema linfático

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo. A doença surge quando um linfócito, mais frequentemente um do tipo B, se transforma em uma célula maligna, capaz de multiplicar-se descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas, também chamadas de clones. Com o passar do tempo, essas células malignas podem se disseminar para tecidos próximos, e, se não tratadas, podem atingir outras partes do corpo.