Jornal Repercussão presente na sala de aula

Sapiranga – Transformar o texto jornalístico em literário. Este foi o objetivo do projeto de leitura desenvolvido com os alunos do sexto ano do CME Dr. Décio Gomes Pereira – UEF. Sob a orientação da professora Daniela Santos, os alunos recebem o Jornal Repercussão semanalmente e, a partir da leitura, discutem em sala de aula o seu conteúdo.
Desta vez, o trabalho foi selecionar uma matéria que despertasse o interesse do aluno, identificar o gênero textual e sua estrutura e, em seguida, mudar o gênero para música ou poesia.
A atividade foi feita em grupos e os trabalhos foram avaliados e expostos para os pais durante a entrega de boletins, que ocorreu na sexta-feira, dia 22 de setembro. A professora salienta que ter contato com os diversos gêneros textuais, saber reconhecê-los e saber suas funções faz parte do aprendizado e permite que o aluno se torne um leitor crítico e consciente do seu papel como atuante e modificador da sociedade em que vive.

Vandalismo chamou a atenção

Foto: Leonardo Oberherr

A edição utilizada pela professora foi a nº 237 do Jornal Repercussão, que circulou no dia 31 de agosto deste ano e trazia em sua capa a imagem da estátua do Cel. Genuíno Sampaio sem cabeça, vítima da depredação do local. “Aquela edição, particularmente, chamou muito a atenção deles, porque tinha muita coisa de Sapiranga, e o que mais chamou a atenção, foi aquele fato da estátua do Genuíno, que teve a cabeça arrancada”, comenta a professora Daniela, explicando o trabalho. “Já trabalhei ano passado, com o sexto ano, lá no Rubaldo, e fizemos um trabalho diferente. Nós criamos um mural na sala de aula, e eles (os alunos) destacavam o mais relevante, e daí eles montavam o mural”, conta a professora Daniela.

Foto de capa: Daniela Santos