Jornal Repercussão inspira criação de blog em aula de português

Sapiranga – Foi através do projeto Repercussão na Escola que os alunos do sexto ano, da turma 611, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, puderam realizar suas primeiras notícias, que estão sendo divulgadas em um blog criado pela professora de português. “O real objetivo de trabalhar com a leitura do Jornal Repercussão nas aulas de português é, além de melhorar a ortografia e ampliar o vocabulário dos alunos, desenvolver o seu senso crítico desde a adolescência”, destaca a professora de português responsável pelo projeto do blog, Lisiane Rigotti.
A professora conta que o primeiro passo para o blog foi realizar uma notícia fictícia, e que agora, na sequência, os alunos realizarão notícias verdadeiras baseadas em atividades que acontecem na sua escola. “Os alunos despertaram bastante interesse em escrever notícias fictícias relacionadas à crimes e acidentes e o assunto escolhido não foge da realidade que eles vivenciam”, ressalta Lisiane.
Outra etapa que se concretizará através do Repercussão na Escola, na Érico Veríssimo, é a ligação da leitura do jornal com outras disciplinas, além da aula de português. “O projeto do blog está sendo excelente para a aprendizagem dos alunos e os outros professores receberão a proposta de encontrar maneiras de aproveitar a leitura do Repercussão para ser trabalhada em suas disciplinas, como em geografia e história”, explica a coordenadora da escola, Jaquelini Baum. A professora Lisiane confessa ainda que projeta trabalhar os anúncios do jornal na aula de inglês.
A utilização do computador no desenvolvimento do blog é outro incentivo à aprendizagem que é destacado. “Nem todos os alunos têm acesso a essa ferramenta em casa, e além de estarem sendo inseridos na informática, através da elaboração do blog, as aulas ficam mais divertidas”, completa Jaquelini.
Blog da 611
*Para ter conhecimento do material que está sendo realizado nas aulas de português pelos alunos da turma 611, da escola Érico Veríssimo, basta acessar o endereço www.ericoverissimo611.blogspot.com.
Notícias relacionadas à realidade dos bairros são as que mais interessam os alunos
A aluna Eduarda Oliveira, do sexto ano da EMEF Rubaldo Emilio Saenger, de Sapiranga, reflete sobre a importância de ter acesso a um veículo de comunicação que apresente informações sobre a política no seu município. “Na televisão vemos várias notícias sobre política no Brasil, mas é através do jornal que consigo acompanhar o que as pessoas que estão a frente do poder em Sapiranga estão realizando”, explica Eduarda. Além de estar atenta às notícias de política, a adolescente procura se informar sobre coisas que acontecem em seu bairro, como o desenvolvimento das obras no Travessão Ferrabraz.
Professora quer desenvolver jornal da turma a partir do Repercussão na Escola
O projeto Repercussão na Escola está sendo trabalhado na escola Rubaldo Emilio Saenger para dar aos alunos a oportunidade de ter acesso à informações de sua cidade e de municípios da região. “A partir da leitura realizamos um debate sobre as notícias. O próximo passo que será trabalhado é a elaboração de um jornal feito por eles, que circulará dentro da escola”, disse a professora de português, Silvia Arhecke. Ela também explica que além de ajudar os alunos a conhecer novas palavras, a elaboração de um jornal servirá para eles poderem mostrar aos pais como está o seu desenvolvimento em sala de aula. “A criação de um jornal próprio dos alunos será inspirada no projeto Repercussão na Escola e acredito que isso irá valorizar a aprendizagem das aulas de português”, disse Silvia.