Jornal Repercussão é assunto de debate em sala de aula

Conversas | Alunos do sétimo ano da Nhá Chica têm momento de leitura e debate nas aulas de História

Um estímulo ao debate, à participação em sala de aula. É esse o papel do Jornal Repercussão para os alunos do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Isabel (a Nhá Chica), de Araricá. É durante as aulas da disciplina de História, que são ministradas pela professora Eloisa Elena da Silva aos alunos das turmas 71 e 72, que os estudantes fazem a leitura e a análise das reportagens do jornal. “Temos aula sobre o conteúdo de História e, depois, temos nossa hora de leitura do jornal”, conta Maikel Giovani Amorim Gomes, de 14 anos, da turma 72.

Conforme a professora Eloisa Elena, os momentos reservados para leitura do jornal em sala de aula contribuem para desenvolver, entre outras características, a curiosidade dos alunos. “Temos sempre essa hora da leitura e, depois, conversamos sobre os assuntos das reportagens. Os próprios alunos chamam atenção para aquilo que lhes interessam”. Assim, as reportagens do Jornal Repercussão acabam pautando as aulas da professora Eloisa Elena.

Entre os assuntos destacados pelos alunos em sala de aula – as editorias de esporte e tecnologia são as preferidas das duas turmas do sétimo ano -, estão também assuntos que afetam o dia-a-dia dos arariquenses, como a espera por uma praça de lazer e paradas de ônibus. A cobertura feita pelo jornal a respeito das fortes chuvas que atingiram a cidade e deixaram Araricá e os municípios da região sem luz foi acompanhada de perto pelos alunos da EMEF Francisca Isabel.

Página policial

Há também aqueles que se interessam pelas páginas policiais, que noticiam o que ocorre em toda a região, como Débora Letícia Camargo Viana, 12 anos, da turma 71. “Gosto de ler a página policial, com informações de todas as cidades”, diz. Assim como com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, da turma 72, a turma de Débora também tem o momento de leitura e conversa a respeito das notícias em sala de aula, coordenado pela professora de História, Eloisa Elena. Na turma de Débora, os assuntos preferidos da maioria dos adolescentes do sétimo ano são tecnologia e esportes.

Tecnologia e esportes

Assim como a maioria de seus colegas, os assuntos preferidos de Guilherme Machado, de 13 anos, são tecnologia e esportes. “Gosto de tecnologia e esporte. Gostei de ver a matéria a respeito da Copa Repercussão na Escola. No mais, me interesso pelas matérias a respeito de jogos e celulares novos”, ele comenta.

Desenvoltura e curiosidade

Para a professora de História Eloisa Elena da Silva, o momento de debate em sala de aula auxilia na desenvoltura dos alunos. “Ter o jornal como tópico de estudo e conversa é bom para envolver os alunos em sala de aula, às vezes eu não preciso perguntar algo para que façam comentários, os próprios alunos se juntam à discussão”, considera a professora.