Joel assume presidência da Frente Parlamentar Coureiro-Calçadista com objetivo de redução tributária

Por Jauri Belmonte

Região – O setor coureiro-calçadista, que é exponencial para a economia dos vales do Paranhana e Sinos, foi pauta na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (27). Em solenidade no Salão Júlio de Castilhos, o deputado estadual Issur Koch (Progressistas) transferiu a Presidência da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista ao deputado Joel Wilhelm (Progressistas).

 

Estiveram presentes no evento, empresários do setor calçadista, prefeitos e autoridades de municípios da região, além de representantes de associações e sindicatos. Joel permanecerá à frente dos trabalhos pelos próximos dois anos, quando a Frente retornará para Issur.

“Será um momento chave pro setor. Quero diminuir a alíquota de 12 para 3%, e, assim equalizar com Santa Catarina. Já queremos articular isso junto à Secretaria da Fazenda, esse é nosso maior desafio. Nosso Estado não diminuirá arrecadação mesmo se tomarmos essa medida. Temos convicção que essas empresas, que estão em outros estados como Ceará e Espírito Santo, voltarão para o Rio Grande do Sul. Essa é a nossa missão. A carga tributária talvez seja um diferencial é atrativo que tem feito elas investirem em outros lugares. E nós carregamos, aqui, a mão de obra  do imigrante alemão que contribuiu para as regiões do Vale do Paranhana e Sinos serem expoentes na área calçadista, com esse trabalho artesanal que marca nosso produto”, explica Joel.

 

A magnitude e geração de vagas de trabalho do setor para a região também foi citado por Joel. “Temos de ser resolutivos e comemorar geração de empregos. Certeza de que quem movimenta e gera a economia é o setor privado e com a influência do setor coureiro calçadista. Mais de 497 mil pessoas trabalham nessa área no Rio Grande do Sul. O nosso Estado é o maior exportador brasileiro e é isso que nos difere no mercado”, completa.

“É uma área que gera emprego e renda. Joel tem uma vida dedicada ao setor coureiro calçadista. Sendo um líder na região desde quando prefeito de Igrejinha. Uma história de quase 30 anos, essa Frente Parlamentar foi criada pelo ex-deputado João Fischer, o Fixinha. Um setor que tem muita contribuição social (uma mola propulsora) que gera emprego e renda como em Novo Hamburgo, Igrejinha e Três Coroas e outras cidades da região. Não estou me afastando, mas, sim, lado a lado com o Joel. É uma pauta para o Rio Grande do Sul. A solução que todos esperam para sermos competitivos no mundo depende de todos nós”, falou Issur.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, que também é presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), disse que os municípios da região são a razão de todo o trabalho feito em prol da economia calçadista local. “Sabemos que sofremos muitos ataques como questões tributárias, mas nós, prefeitos e a Famurs, temos muita preocupação com as empresas das nossas cidades, que geram a maioria dos empregos. É muito importante que andamos lado a lado. A pandemia trouxe uma dificuldade muito grande a todos. E o setor Coureiro-Calçadista teve muitos problemas”.

“É uma frente que atuará para a competitividade do nosso setor. Muito foi feito nos últimos anos com o Issur , mas queremos mais. Serão quatro anos decisivos. Também precisamos pensar na questão logística que pode beneficiar o setor. Somos um grande Estado exportador. Os produtos de maior valor agregado estão aqui. Queremos crescer com responsabilidade social em todos os municípios que temos o setor com força”, diz o presidente da ABI Calçados, Haroldo Ferreira.