Já é possível enviar demandas à prefeitura pelo aplicativo Sapicity

Usuários Android já utilizam o Sapicity. Foto: Fernando Bertotto/JR

Uma das ideias defendidas pela prefeita Carina Nath, ainda no período de campanha, era proporcionar alternativas à população de Sapiranga para facilitar o acesso aos serviços municipais, desburocratizando processos e agilizando o atendimento das demandas. E foi dessa forma que surgiu o aplicativo Sapicity. Já disponível para usuários de celulares com sistema operacional Android, em breve a funcionalidade também será disponibilizada para usuários de celulares com sistema operacional iOs (iPhone).

Conforme a prefeitura, o SapiCity disponibiliza serviços aos cidadãos de forma autônoma e simples, possibilitando que a população faça solicitações à Prefeitura e às secretarias por meio da plataforma. O intuito do novo projeto é digitalizar processos e facilitar esse relacionamento. Além de ser possível anexar fotos das demandas, o cidadão não precisa mais se deslocar até a prefeitura para abrir um chamado. Além de utilizar o aplicativo para fazer o pedido à prefeitura, o usuário tem acesso também ao acompanhamento da demanda.

A primeira secretaria que disponibiliza possibilidade de encaminhamentos através do Sapicity é a pasta de Obras Públicas e Serviços Urbanos. A ampliação para as demais pastas ocorrerá de forma gradual. O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia em conjunto com o Departamento de TI da Prefeitura.

Cidade inteligente e agilidade nos serviços

A facilidade de comunicação entre a comunidade de Sapiranga e a prefeitura está entre os diferenciais do aplicativo. E, conforme a prefeitura, a tendência é ampliar as ferramentas tecnológicas que facilitem esse relacionamento. “A prefeita Carina, já no período de campanha, sempre trabalhou na questão da cidade inteligente e querendo sempre que a comunidade demande serviços rapidamente para a prefeitura, então esse foi um pedido dela para a secretaria”, explica o Secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos. “Começamos, primeiramente, pelas Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos, através do SapiCity e, na sequência, vamos ter a ouvidoria e os demais serviços, todos incorporados no aplicativo”, complementa Santos.

Saiba como ter acesso e utilizar o aplicativo para encaminhar demandas para a prefeitura

Para ter acesso aos serviços disponibilizados pelo Sapicity, é necessário fazer o download da funcionalidade na loja de aplicativos do telefone. Em seguida, após acessar o aplicativo, na tela inicial há o menu de chamados feitos às secretarias. Neste espaço, o usuário tem a opção de fazer novas solicitações ou acompanhar um pedido que já foi realizado.

Caso a necessidade seja para abrir um novo chamado, o usuário pode clicar no item de “+” e seguir os processos indicados, preenchendo os campos em branco como dados pessoais, endereço e a descrição da situação, podendo, inclusive, anexar fotos. Em seguida, é necessário clicar em finalizar e a solicitação será encaminhada à secretaria competente.

Se o usuário deseja consultar um chamado já realizado, basta informar o CPF e clicar em consultar. Uma aba contendo o status da solicitação será disponibilizada na tela.