Investimento de quase R$ 300 mil sem utilização em Sapiranga

Sapiranga – Episódios de falta de água são constantes em Sapiranga e por diversos motivos. A população, que é quem sofre com as frequentes suspensões de abastecimento, clama por melhorias e se mostra atenta para possíveis soluções. Douglas Souza, 24 anos, entrou em contato com o Repercussão, assim como dezenas de leitores costumam fazer diariamente, para chamar a atenção sobre um reservatório de água desativado.

Souza mora na Vila Corsan, no bairro São Luiz, onde uma caixa d’água está há anos desativada. Ele conta que por ser um lugar alto, o bairro é sempre o último local em que o abastecimento é normalizado, realidade que poderia ser diferente, já que o local possui o reservatório de água. Questionada, a Corsan informou que o reservatório, realmente, não está ativo no momento. “Serão realizadas obras complementares para o controle de nível do reservatório devido à cota existente e adequação não previstas na câmara de manobra”, diz o texto, enviado à redação.

Abastecimento da zona baixa

Ainda, conforme a nota enviada pela Companhia, a função desse reservatório é abastecer a zona baixa do bairro São Luiz e ter condições de suprir a demanda na região, por se tratar de um local com crescente aumento de economias (residências, comércios e etc.) O bairro, atualmente, segundo a Corsan, é abastecido diretamente pela adutora. “Com a utilização do reservatório, será possível reduzir a pressão na rede, evitando pressões excessivas”, finaliza o texto.

Falta de água frequente na cidade

O reservatório na Vila Corsan, no bairro São Luiz, cuja capacidade é para 500 m³ de água, foi construído entre 2010 e 2011, com um custo total de R$279.937,12, através do programa Saneamento para Todos.

Episódios de falta de água em Sapiranga têm sido constantes. O último ocorreu na terça-feira, 14, quando houve a interrupção do abastecimento de água em Sapiranga, Campo Bom e outras duas cidades da região, devido aos serviços de interligação de reservatórios no pátio da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Bom. A normalização do serviço ocorreu durante a noite de terça e manhã de quarta-feira, 15.

Atualizações sobre abastecimento de água podem ser acompanhadas no site da Corsan (www.corsan.com.br).