Investidor assume Viadei e retorno será em fevereiro

Retomada | Indústria voltará a produzir calçados em fevereiro

Campo Bom – Foi confirmado pelo Sindicato dos Sapateiros que a Calçados Viadei terá os seus trabalhos retomados a partir da segunda-feira, 20 de fevereiro. Entretanto, dos 240 trabalhadores que possuíam vínculo, 100 estão com os seus pedidos de demissões encaminhados junto ao Sindicato. A tendência é de que a partir desta semana, os primeiros ex-funcionários iniciem o recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e consigam, também, encaminhar o seguro-desemprego. Porém, direitos trabalhistas, como férias, serão buscados em um processo judicial de forma individual.

O Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom revela que os demais trabalhadores (cerca de 140) devem permanecer na indústria e compor o grupo de colaboradores nesta nova etapa da Viadei – que deve mudar de nome em breve. Se especula que as dívidas com fornecedores e trabalhistas na indústria ultrapassem os R$ 10 milhões.

Esteiras devem voltar a receber pedidos

– Para conseguir superar a crise financeira da empresa, o Sindicato informou que o investidor – que é um morador de Nova Hartz – contará com o apoio de outras indústrias calçadistas da região. Entre as empresas que deverão integrar esta triangulação para que calçados voltem a serem produzidos no parque fabril da Viadei estão Arezzo, Via Marte e UsaFlex.

– Neste sentido, inclusive, há especulação de que a UsaFlex estaria interessada em expandir sua linha de produção, e um dos municípios que poderia ser beneficiado é justamente Campo Bom. Mas, a informação é extra-oficial, e foi confirmada pelo prefeito, Luciano Orsi, em recente entrevista coletiva.