Instalação de acessórios do cercamento eletrônico em andamento

Estão em andamento os trabalhos de implantação da tecnologia de cercamento eletrônico na região. Postes já começam a ser instalados em pontos estratégicos das cidades de Campo Bom e Sapiranga, antecedendo a etapa de instalação das câmeras e cabeamento. A mobilização por parte da empresa responsável é comemorada, em especial, por que acontece antes mesmo de evento da Associação dos Municípios dos Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) alusivo a implantação do sistema em seis cidades da região. O protocolo ocorre no dia 29 de novembro, às 11h 30, em um restaurante em Novo Hamburgo, inclusive com posterior visita técnica a um dos pontos com câmera de reconhecimento ótico de caracteres (OCR, sigla da tecnologia em inglês). O cercamento faz parte de ações dentro do planejamento do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Ao todo, o Estado vai distribuir cem câmeras com a tecnologia que permite a leitura de placas de veículos.

Trabalhos adiantados

Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito de Campo Bom, Fabiano Feltes, os trabalhos por parte da empresa DGT no município estão bem adiantados: “estão agora em processo de implantação dos postes. Havia um pedido para que os municípios fizessem contato com a concessionária de energia elétrica para agilizar o processo”, revelou. Feltes descreve a importância do início das operações: “será uma revolução, tanto no quesito viário, assim como de segurança”, avalia. Com empenho da bancada gaúcha no Congresso, foi possível levantar recursos para colocar em prática cercamento eletrônico nos municípios.

Conclusão em dezembro

A previsão é que o todo processo esteja concluído até o final da primeira quinzena de dezembro, com a central de monitoramento, instalada na Brigada Militar, já operando as câmeras. Para isso, a central contará ainda com novo servidor para registro de imagens e novos monitores. Na região de abrangência do Jornal Repercussão, a cidade de Campo Bom será contemplada com 16 câmeras e Sapiranga receberá um total de 11. Um dos pontos que receberá um conjunto com câmera será instalado próximo a sinaleira na Rua Presidente Kennedy, próximo ao viaduto sobre a RS-239, no acesso ao bairro São Luiz. Já em Campo Bom, um dos pontos que receberá a estrutura está localizado na Rua General Geisel Neto, também não muito longe da rodovia.

Foto capa: Estrutura que receberá o equipamento em área central de Sapiranga
Crédito: Fábio Radke

Foto abaixo: Equipe na Rua General
Geisel em Campo Bom

Crédito: Divulgação