Instalação das câmeras em Sapiranga está próxima

Novidades | Empresa revela programação para instalar equipamentos

Sapiranga – O município pode voltar a contar com um sistema de monitoramento por câmeras entre os meses de junho e julho. Esta semana, a empresa Digitaltec, responsável pela instalação das quatro câmeras do futuro sistema de vigilância eletrônico, anunciou que pretende iniciar a implantação de toda a rede óptica em duas semanas. Recentemente, dois importantes atos – um no âmbito municipal e outro na esfera estadual – foram obtidos pela empresa para que o cronograma avançasse. O primeiro sinal verde veio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que deu parecer favorável à implantação da proposta. O segundo veio na semana passada, quando os vereadores sapiranguenses aprovaram convênio entre a Prefeitura e o Estado.
Para Sapiranga voltar a contar com o monitoramento por câmeras, o Poder Judiciário destinará R$ 319 mil para a instalação e manutenção de quatro câmeras por 24 meses. Os recursos são provenientes do pagamento das penas alternativas determinadas pela Justiça, que ficam depositados em uma conta específica. Dados estatísticos da Brigada Militar revelam que uma câmera cobre o trabalho de dez policiais, por 24 horas. A central de monitoramento ficará junto à Brigada Militar de Sapiranga.

Possibilidades para incremento do sistema
Quando as discussões sobre o projeto de implantação do sistema iniciaram, em 2014, se cogitou ainda a possibilidade do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – instância que reúne todas as forças de segurança e a Prefeitura – apresentar proposta de incremento do sistema por câmeras junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Na época, outras duas possibilidades ainda foram cogitadas para ampliar o futuro sistema de monitoramento. A primeira seria a destinação de uma emenda parlamentar – o que ainda não ocorreu – e a segunda a necessidade da Prefeitura alocar recursos na LDO 2015.