Inovasul também vendeu lotes em Igrejinha. Área não está no nome da cooperativa no registro de imóveis

Os lotes de terra negociados no município de Campo Bom pela Cooperativa Habitacional Inovasul Ltda ficam na região do bairro Quatro Colônias. Um casal de jovens, que prefere o anonimato, também afirma ter sido vítima do grupo. “Em novembro passado não tive mais retorno. Acredito que bloquearam os números de contato deles. No meu caso ainda está dentro do prazo de contrato, já que fiz parcelado. O valor era de R$ 55 mil”, declarou. Em contato com a Prefeitura de Campo Bom, eles descobriram que não havia nenhuma autorização para a Inovasul abrir qualquer tipo de loteamento no município. O casal cita o presidente Joni Luis de Quadros, que ouvido pela reportagem, confirmou não ter nenhum loteamento na cidade de Campo Bom.

Área aonde seriam 80 lotes fica em meio a um potreiro

A reportagem foi até o endereço indicado no bairro Quatro Colônias, em Campo Bom, para onde eram encaminhados os interessados em adquirir hectares de terra. Um total de 80 lotes seriam disponibilizados na área que hoje conta com potreiros com pastagem para gado e uma casa mais aos fundos. Um caseiro que estava no local disse que existe uma expectativa de abertura de um loteamento por meio de uma empresa de Porto Alegre. Ainda mencionou o nome do proprietário das terras e assegurou que não havia qualquer negócio entre o dono da área e Avelange, mencionado como membro da Inovasul. A reportagem não conseguiu contato por telefone com o dono das terras. Um dos compradores foi até o endereço aonde apontou aonde ficaria localizado seu terreno. Ele já fez o pagamento de diversas parcelas do lote negociado em mais de R$ 50 mil.

Diante demora, membro da cooperativa sugeriu troca

Um outro leitor, que prefere o anonimato, declarou que comprou uma área de terra em Araricá, e diante a demora para a entrega, optou pela troca por outro imóvel na cidade de Ivoti. A sugestão partiu do próprio vendedor. “Não recebia nunca, em Araricá, e então troquei por outra área, no ano passado. Hoje não consigo mais localizar ninguém na sede”, disse.

Lotes em Igrejinha também foram vendidos. Área não está em nome da cooperativa no registro de imóveis

Na área do Paranhana, o presidente da Inovasul afirma que, em Igrejinha, uma empresa contratada fez um trabalho de forma errada. “A área da Sanga Funda vai agora para as licenças ambientais. Inclusive realizamos o plantio de palmeiras fazendo toda a parte ambiental. E ainda está também dentro do prazo hábil do contrato”, afirma.

Questionado quanto ao registro dos imóveis mencionados, Joni afirma que em todos os casos (loteamentos anunciados) foram firmados contratos. Ele afirma ainda que, um diferencial da Inovasul é que mediante o pedido de devolução, o associado recebe de volta todo o valor relacionado as cotas sociais. “Pela lei seria necessária a devolução de somente 80% dos ativos, entretanto, por meio do departamento jurídico, nossa cooperativa devolve 100% do valor”, acrescentou. Segundo relatos de leitores, existem relatos de vendas efetuadas pela cooperativa nos municípios de Araricá, Campo Bom, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti e Sapiranga.

A mudança de endereço justificada pelo presidente da cooperativa na ligação, deixando a cidade de Sapiranga e indo para Estância Velha, seria por que a cooperativa estaria com diversos negócios naquele município do Vale do Sinos, assim como em outras cidades próximas, citando também São Leopoldo. Joni ainda ficou de retornar a reportagem com o endereço completo (não lembrou de cabeça) da sede em Estância Velha e também o telefone para o contato com o jurídico. Não o fez até o fechamento da edição do jornal impresso (dia 8). Posteriormente, em contato telefônico para contrariar dados da reportagem, também não informou as formas de contato.

Compradores relatam dificuldade de localização

Alguns associados denunciaram dificuldades de contato com os integrantes da cooperativa, inclusive, com o endereço físico. A primeira sede da cooperativa ficava na rua Alberto Schmidt, no Centro de Sapiranga. Um novo endereço era informado em frente a sala já vazia. Segundo uma compradora que conseguiu conversar ao telefone com o tesoureiro Daniel Machado, a nova sede informada seria em rua diferente da informada no cartaz. “Fomos até o endereço onde ele (Daniel) me passou por telefone, na rua Duque de Caxias, 222, sala 102. Achei o endereço mais residencial, sem placas, olhando da rua, claro. Já o endereço informado na placa, era na Av. presidente Kennedy, 563, uma casa relativamente abandonada, com grama alta, sem nenhuma de identificação”, narrou a mulher. Ela ainda foi ao endereço informado no cartão CNPJ da cooperativa, na rua Padre Reus, 770, sem identificação, aonde funciona um atelier de decoração.

Legenda: Primeira sede era em uma sala alugada no Centro de Sapiranga

Sinalização de entregas de lotes em breve
O presidente da Inovasul, Joni Luis de Quadros, afirma que a sede da Inovasul está localizada em Estância Velha. E que em breve serão feitas entregas de lotes aos associados em Sapiranga. “Muitas vezes existe uma pressa por parte do associado e nós temos toda uma preocupação com questões legais e é preciso zelar pelo meio ambiente. Tem uma área que foi terminada e em poucos dias devemos reunir os associados para fazer a entrega. Os trabalhos foram feitos em oito meses e agora vai para o registro de imóveis”, declarou. Joni explica ainda que a cooperativa possui o departamento jurídico à disposição dos associados para esclarecimento de dúvidas, projetos em andamento e até mesmo para pedidos de devolução de cotas sociais. Ele afirma que não possui conhecimento de loteamento em Campo Bom. Entretanto, o nome do presidente aparece em contratos de vendas naquele município.

Enquanto que Avelange Carvalho Pires, apontado por realizar negociações de terrenos vendidos pela Inovasul, em contato com a reportagem declarou que não possui vínculo com a cooperativa e que somente presta serviços. Nega ainda que tenha feito a venda de terrenos.

Texto e fotos: Fábio Radke

Legendas: Comprador observa local aonde seria estruturado terreno pelo qual pagava parcelado.