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Inovações tecnológicas em Sapiranga e internet de graça e de alta qualidade para população em locais públicos


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Sapiranga – Com o intuito de transformar Sapiranga em uma cidade cada vez melhor de se viver, a administração iniciou uma série de ações a fim de facilitar a vida das pessoas. No campo tecnológico, o município está se reinventando há alguns anos, e uma dessas inovações é o projeto da Infovia, um projeto que vai ter consequências positivas nas áreas da saúde, segurança, inovação tecnológica e lazer. O programa consiste basicamente na implantação de uma rede de internet em fibra ótica em todos os pontos públicos do município, como escolas, postos de saúde, secretarias e praças e parques de lazer, mas não é tão simples quanto parece, pois com a implantação desta rede, muitos serviços serão melhorados.

Atualmente a rede de internet utilizada no município é através de antenas, contando inclusive com acesso gratuito para a população no Parque do Imigrante, mas a tecnologia instalada em 2015, hoje é considerada obsoleta, tendo o acesso precário, precisando ser revista. Com base nisso, um grande projeto foi estruturado, e contou com parceria público-privada entre prefeitura e LVT Telecom. Serão aproximadamente 65 pontos públicos a receberem a internet via fibra, oportunizando que além de agilidade em atendimentos, os sapiranguenses possam acessar gratuitamente a rede, como no Parcão. “A implantação desta rede vai permitir sinaleiras inteligentes, câmeras de monitoramento em alta definição e principalmente com a redução de custos. Devido à rede atual, algumas escolas optaram pela contratação de uma rede de provedor particular para uso. Com a implantação da fibra, elas poderão trocar esse provedor pela Infovia, diminuindo custos. Outro custo que será reduzido é com chamadas, pois quando alguém faz uma ligação, é pago um valor de chamada. Neste projeto as ligações passarão por esta rede, deixando de ter esse custo também”, explica o diretor de TI da Prefeitura, Everaldo Alves.



Diretor de TI comenta ações e fala sobre prazos

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Sapiranga, Everaldo Alves Mariano, comenta sobre o trabalho desenvolvido a frente da equipe de TI, e reforça aspectos da administração possibilitando melhorias na área.

“Desde o início, o departamento de informática era composto basicamente por estagiários, e a função do departamento era basicamente atender o usuário interno, servidores da prefeitura, como help desk. Em 2013, quando a administração atual assumiu, foi feito uma restruturação, que permitiu que em 2017 os primeiros funcionários concursados assumissem, possibilitando a continuidade dos projetos que estavam sendo desenvolvidos. Isso foi graças a administração, que possibilitou uma reestruturação, partindo do centro, ou seja, da equipe, para as bordas, chegando hoje até a população. Sem dúvidas, tudo o que podemos fazer hoje, é resultado da confiança depositada”, disse.

Everaldo ainda comenta sobre os prazos. “Mediante foram sendo instalados os pontos e equipamentos, e substituídos, como no parcão onde hoje aceitam 200 conexões simultâneas, por equipamento de até 1500 conexos, os acessos já vão sendo liberados, e a expectativa é de concluir o projeto em até seis meses”, pontua.

Marco Civil da Internet

Um dos principais pontos a se ter cuidado ao criar um formulário para solicitar informações dos usuários para se conceder acesso à internet gratuita é o Marco Civil da Internet. Ele foi criado em 2014, e regula a utilização da rede, além de estabelecer regras que não podem ser violadas por provedores de internet. Como a implantação de um acesso gratuito depende de um login, será necessário realizar um cadastro, e por conta disso, o Departamento de TI trabalha conjuntamente com o setor jurídico para que nenhuma regra seja violada, além de tentar tornar a utilização ainda mais fácil.

Prefeita avalia projetos e departamento

A Prefeita de Sapiranga, Corinha Molling comenta sobre o compromisso da administração em oferecer inovações tecnológicas, não só para os usuários internos (servidores da prefeitura), mas para a comunidade sapiranguense.


Ela ressalta que cada melhoria feita na infraestrutura dos pontos públicos de Sapiranga, visa melhorar e agilizar a vida da população, como em atendimentos em postos, e inovação em áreas de lazer.

“Investimos em novas soluções tecnológicas para melhor atender a comunidade, além de facilitar e agilizar os serviços. Hoje, contamos com um Departamento de TI (Tecnologia da Informação) bem estruturado e eficaz, com profissionais qualificados”, conta a prefeita.

Corinha ainda comenta sobre o reconhecimento que o município teve na área tecnológica da informação, e dos prêmios recebidos com projetos desenvolvidos. “São muitas conquistas para se comemorar nesta área. Em 2017, recebemos o título Projeto Inovador da Rede Cidade Digital. Além disso, desenvolvemos o Parcão Digital (com WI-FI gratuito no Parque do Imigrante), a implantação do SisObras (sistema de atendimento de demandas da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos), o aprimoramento contínuo do Portal da Transparência (que em 2016 recebeu nota dez em levantamento nacional do Ministério Público Federal), o SIMUS (Sistema Integrado Municipal de Saúde), entre outros. São ações que buscam utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos sapiranguenses’’, destaca a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Taylor Abreu / Arquivo JR

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