Innovation Media Day apresenta trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais

Campo Bom – Um dos maiores centros de inovação e empreendedorismo do país, o Feevale Techpark, teve a rede municipal de ensino de Campo Bom como destaque durante o Innovation Media Day, realizado na manhã da terça-feira, 25. O evento, promovido pela Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com alunos da Feevale, serviu para compartilhar conhecimento e apresentar para a imprensa projetos desenvolvidos em sala de aula que envolvem tecnologia e inovação.

O evento abordou e deu visibilidade ao trabalhos desempenhado pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), na Rede Municipal de Ensino, que tem aproximado os alunos da inovação e da tecnologia, por meio de projetos que integram o programa Educação e Cultura, como parte do projeto Avança Campo Bom.

O prefeito Luciano Orsi destaca que “cada vez mais o mercado tecnológico se expande. Pensando nisso, encontramos meios de inserir o tema no currículo escolar, despertando interesse e trazendo esse conhecimento para os alunos desde os primeiros anos. O resultado positivo dessa ação pode ser visto na apresentação destes projetos”, destaca.

 Confira os projetos apresentados:

Projeto: Tigre Branco – um aplicativo para salvar vidas

O Projeto Tigre Branco da EMEF 25 de Julho é um projeto que visa a auto-valorização dos jovens, fazendo-os perceber o mundo que os cerca e que fazer o bem é importante. O projeto nasceu em 2017, com a criação de um aplicativo de celular disponível no PlayStore. Hoje, além das redes sociais (facebook e Instagram), contamos com um canal no YouTube onde divulgamos o aplicativo e as boas ações. Nosso projeto é voltado, principalmente para jovens de 10 até 20 anos. Mas já recebemos retorno positivo de pessoas das mais diversas idades. Envolve alunos do 6º ao 9º e ocorre todas as quintas nas dependências da escola, das 15h às 17h.

Professora orientadora do Projeto: Silvia Fernanda Velho Andrade Duarte.

Projeto: Criando jogos de Matemática no Scratch

O projeto Criando jogos de Matemática no Scratch acontece na EMEF Rui Barbosa e envolve alunos dos 8º e 9º anos no contraturno escolar, nas quartas-feiras das 13h30 às 15h15.
Tem como objetivo a criação de jogos de Matemática explorando o ambiente de programação do Scratch e aplicando os diferentes tipos de blocos de comandos. Inicialmente os alunos conhecem o Scratch e aprendem a usá-lo com alguns desafios propostos. Após, eles são estimulados a fazer seus próprios jogos de acordo com seus interesses. Este ano foi apresentada a placa MicroBit e os alunos serão estimulados a usá-la também na criação dos jogos.

Professora orientadora do Projeto: Cleusa Reuter.

Projetos: Inventura Experience 4.0 e Programação

O projeto Inventura Experience 4.0 acontece na EMEF Dom Pedro II com alunos do 5º ano nas quintas-feiras das 8h20 às 9h20. É uma parceria entre a empresa Positivo, a Secretaria de Educação e a escola. Por meio da programação, da cultura maker e da aprendizagem por projetos, amplia a capacidade de criação, invenção e resolução de problemas para desafios do mundo real desenvolvendo nos alunos competências fundamentais como: autonomia, protagonismo, cooperação, comunicação e pensamento crítico.

Professora orientadora do Projeto: Andréa Schwarz.

O projeto ProgramAção, da EMEF Dom Pedro II, trabalha com foco no desenvolvimento de atividades utilizando o Scratch, programação em blocos, com criação de jogos e atividades para os alunos atendidos no AEE, valorizando as especificidades de cada um e proporcionando uma melhora no processo de aprendizagem, socialização e na autoestima, visto traz desafios atrativos do cotidiano do próprio aluno. Acontece no contra turno escolar nas terças-feiras no horário das 14h às 15h40 com alunos de 4º e 5º ano.

Professora orientadora do Projeto: Andréa Schwarz e Claudia Nery.

Projeto: CBB

O projeto CBB acontece na EMEF Borges de Medeiros nas quartas e quintas-feiras das 13h às 17h envolvendo alunos dos anos finais. Tem como foco a realização de coberturas dos acontecimentos e eventos da instituição, atendendo ao Campo jornalístico-midiático, de atuação na vida pública e artístico-literário, oferecendo ao aluno noções de produção audiovisual, textual, criação publicitária, entre outros.

Professor orientador do Projeto: Jorge César Barboza Coelho.

Projetos: Studio SD

O projeto Studio SD está incubado na EMEF Santos Dumont e presta assessoria na área da imprensa estudantil fazendo cobertura de eventos da escola e outros, com foco especial na utilização de softwares de edição na área de áudio, vídeo e fotografia realizando atividades de gravação em estúdio próprio de trailers, narrações de teatros, músicas, entre outros. O grupo de alunos basicamente composto por anos finais, participa do projeto em contra turno escolar nas terças-feiras das 15h às 17h e nas quintas-feiras das 15h20 às 16h50.

Professora orientadora do Projeto: Aline Bernardes e Tânia Salete Bautz.

Projetos: App de Recados SD

O projeto App de recados SD está sendo desenvolvido na EMEF Santos Dumont por alunos do 9º ano da turma 92. Com intuito de disponibilizar uma ferramenta dinâmica, acessível que facilita a comunicação entre os pais e a escola para o recebimento de notificações e acompanhamento da vida escolar dos filhos foi que a turma resolveu criar um aplicativo de celular. Além disso, visa a sustentabilidade do processo, pois elimina boa parte do papel que seria utilizado em bilhetes. No momento o aplicativo está sendo testado pelos pais da turma. A ideia é que se replica depois para todas as turmas da escola e futuramente na rede municipal.

Professora orientadora do Projeto: Paloma Quevedo Ávila.

Fonte: PMCB
Fotos: Jordana Fioravanti