Iniciam as obras da escola infantil do bairro Firenze em Campo Bom

Campo Bom – Mais uma importante obra já está em atividade em Campo Bom. Os trabalhos começaram no terreno destinado para a escola de educação infantil do Firenze, na esquina entre a Rua 13 e a Tânia Simon.
O bairro teve uma expansão significativa nos últimos dez anos, o que fez a Administração Municipal identificar a necessidade de uma escola nas proximidades, para que os moradores não necessitem fazer um grande deslocamento para levar as crianças até uma instituição em outro bairro, oportunizando o acesso à educação mais próximo de casa.

A escola será construída com recursos federais através do projeto Pró-infância Tipo 1, do Plano Nacional de Educação (PNE). Porém, devido a necessidade de alterações no projeto base – que é enviado pelo Ministério da Educação com um padrão e tem que ser adaptado para as necessidades de cada região, como cobertura e cercamentos – e, a cada mudança de projeto ele deve ser auditado, o processo acabou atrasando o prazo inicial que era de inauguração em 2021.
A construção da nova escola é a garantia do compromisso com a geração de novas vagas para a educação infantil, beneficiando toda comunidade com uma infraestrutura de qualidade.

A nova escola vai beneficiar os pais que, hoje, precisam levar os filhos para estudar em outros bairros

“É uma obra importantíssima para a cidade de Campo Bom, porque a gente sabe que as famílias estão cada vez mais recorrendo para as escolas municipais, tanto pela qualidade do ensino, que está cada vez melhor, quanto pela questão de custos no orçamento familiar. E aqui o Firenze é um bairro que cresceu muito e a gente vê novas pessoas morando aqui e com a questão do loteamento industrial a gente espera ter mais pessoas circulando, trabalhando e fixando residência nessa região”, destaca o prefeito Luciano Orsi. “Vai facilitar muito a vida, além de trazer uma escola com toda a qualidade de ensino que o município oferece, e uma escola nova é sempre uma escola nova, um ganho para a cidade”, complementa.

 

Recursos da contrapartida
O investimento de recursos federais será de R$ 2,4 milhões e a Prefeitura fará uma contrapartida de R$ 1 milhão para que o projeto seja executado nos moldes adequados. Já que algumas mudanças estruturais são necessárias, considerando o projeto padrão.
Este início da obra está sendo realizado com os recursos da prefeitura, para também incentivar o repasse do recurso federal, que está liberado, mas ainda não foi creditado para o município. Nesse tipo de obra, os recursos federais são liberados por etapas. Na superação de cada estágio, uma nova auditoria é feita para poder liberar a próxima.
O objetivo é avançar cada vez mais para que não haja paralização na obra e a escola esteja disponível já para o ano letivo de 2023. A escola deve seguir o modelo padrão da educação infantil atendendo mais de 180 crianças em turno integral, conforme o Projeto Proinfância Tipo 1 .