Inicia mobilização contra vírus Influenza

Região – Com a chegada do outono, um alerta é levantado para as autoridades na área da saúde. Em função do clima, o vírus da Influenza é de fácil proliferação, principalmente entre idosos e crianças, pois o ar se torna mais seco. Por isso, os municípios já se preparam para vacinação, já que a prevenção é a melhor forma de evitar este tipo de ocorrência que em muitos casos, pode ser fatal.
Nas cidades de abrangência da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 33 municípios da região, serão distribuídas 926 mil doses da vacina, inicialmente para os grupos de risco, como gestantes, puerpéres, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios e doentes crônicos.
A novidade deste ano é a inclusão de mulheres em puerpério (no período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. A Campanha 2013 começa no dia 15 de abril e se estende até o dia 26, tendo o dia 20 como Dia da Mobilização Nacional Contra a Influenza.
Em Sapiranga, por exemplo, as unidades do Centro, Centenário, Amaral Ribeiro, Oeste, Vila Irma, São Luiz, São Paulo, João Goulart, Morada São Luiz e de Saúde Especializada estarão abertas das 8h às 17h, no sábado (20).
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está realizando uma campanha para mudar a cultura de que a gripe não é uma doença perigosa e que pode ser tratada em casa, principalmente na terceira idade – “Pelo contrário, as pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, e dor na garganta ou no corpo devem procurar atendimento médico logo no início dos sintomas” – destaca o secretário da Saúde, Ciro Simoni.
A vacinação contra a gripe contribui na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, como doença cardiovascular, acidente vascular cerebral, doenças renais, diabetes pneumonias, entre outras.