Informática distante para 35% das escolas estaduais

Região – Das 17 escolas estaduais existentes em Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz, quatro estão com os laboratórios de informática funcionando parcialmente e dois estão completamente desativados. O problema mais grave está na Escola Estadual La Salle, de Campo Bom, onde sequer é possível ligar os equipamentos. Desde o início do ano, os alunos convivem com a precariedade em que a escola presta atendimento.
Na Escola Mathilde Zatar a diretora, Rejane Knak, explica que o impedimento ao uso do laboratório de informática aos alunos ocorre pela falta de uma pessoa habilitada para orientar os estudantes. “Isso dificulta o acesso deles ao laboratório. Muitos professores não levam as turmas, pois não existe alguém apto à instruir.”, destaca.
Conforme a coordenadora adjunta da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosana Santos, há uma reestruturação em curso nesta área. “Incentivamos os professores a trabalhar eles mesmos com os alunos. Na parte de conserto, mesmo contando com uma pessoa específica na manutenção dos computadores, as escolas têm automia de gerir seus recursos”, conta.