Indefinição assombra passe livre estudantil

Estado | União Estudantil de Sapiranga participa de audiência com secretário Vieira da Cunha, que pede prazo
Região – Um encontro entre representantes da União Estudantil de Sapiranga (UES) e integrantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ampliou as incertezas sobre o Programa Passe Livre Estudantil (uma das bandeiras dos movimentos de junho de 2013).
Diretor da UES e membro da direção estadual da União Gaúcha dos Estudantes (UGES), Ismael Boeira, disse que questionou o secretário, Vieira da Cunha, sobre as dificuldades encontradas pelos estudantes de Sapiranga e região, quando o assunto é a isenção de cobrança de passagem no transporte intermunicipal para os estudantes. “A empresa responsável pelas linhas intermunicipais na região ainda não providenciaram a instalação das catracas eletrônicas nos ônibus. E isso atrasa todo o processo”, relata o jovem.
Conforme a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), o programa Passe Livre Estudantil está funcionando normalmente na Região Metropolitana, inclusive, em Sapiranga e região. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão “nos municípios que não existe bilhetagem eletrônica, a Metroplan fornece tickets aos estudantes para que eles possam acessar o sistema”.
União Estudantil de Sapiranga cita erros em carteiras estudantis 
Uma das queixas do integrante da União Estudantil de Sapiranga, Ismael Boeira, com o processo de implantação do Passe Livre Estudantil, está relacionado com a desorganização do processo. “Estudantes chegaram a receber as carteiras estudantis emitidas pela UGES com informações erradas, também por culpa dos próprios estudantes que preencheram as informações. Mas, a nossa indignação é com a lentidão e demora para a implantação do sistema de identificação eletrônica, que ainda não ocorreu”, cobra o líder estudantil.