Indecisão sobre a volta presencial em escolas estaduais de Sapiranga

Diretora Margit e professor Leonardo Steigleder em dia de entrega de atividades para os estudantes Foto: Melissa Costa

Sapiranga – Na semana passada, a prefeitura de Sapiranga anunciou a decisão de que não serão retomadas as aulas presenciais da rede municipal. Havia a possibilidade da retomada do 9º ano, mas foi descartada. O ensino seguirá à distância até o final do ano.

 

No entanto, nas redes privada e estadual, a retomada é permitida. Conforme decreto o Governo do Estado, que já autorizou a volta da educação infantil, as aulas presenciais dos ensinos médio e superior já poderiam voltar no último dia 21 de setembro. As aulas dos anos finais do ensino fundamental voltam dia 28 de outubro, e dos anos iniciais do ensino fundamental, 12 de novembro. O decreto delimita cada escola, porém, a respeitar o limite de 50% da capacidade da sala de aula. O governo afirmou que o cronograma é uma autorização para a retomada das aulas, mas caberá a cada município estabelecer suas próprias datas.

 

As aulas presenciais no Rio Grande do Sul estão suspensas desde 19 de março. Inicialmente, o governo havia previsto o retorno em 31 de agosto, mas após reunião com associações de municípios, decidiu adiar.

Particular em pesquisa

A da rede particular, Escola Duque de Caxias, também está realizando pesquisa junto às famílias. Segundo o diretor da entidade, Sérgio Michels, assim que a escola souber a quantidade exata de alunos que retornam às aulas presenciais, serão estipuladas, na prática, todas as medidas a serem colocadas em prática. “Vamos seguir os protocolos necessários, mas antes precisamos saber essa questão da quantidade de alunos”, disse ele. A escola seguirá as datas estipuladas pelo Estado.

Manterá aulas à distância

A diretora do Instituto Estadual Professora Nena – CIEP, Margith Schwingel, informou que os professores fizeram contato com todas as famílias e apenas três alunos do Ensino Médio retornariam se as aulas presenciais fossem retomadas. “Com base nisso, vamos manter as aulas à distância, repassando os conteúdos aos alunos pelos aplicativos. Fizemos toda essa pesquisa e estamos encaminhando todo material para a Coordenadoria Regional de Educação (CRE)”, informou a diretora. A CIEP tem mais de mil estudantes e, para os alunos menores, são entregues materiais semanalmente na escola.

Mais de 100 pais optaram pela volta presencial

No Instituto Estadual Coronel Genuíno, no Centro, as aulas presenciais do ensino médio serão retomadas na próxima semana. Segundo informações da instituição, na pesquisa feitas com as famílias, cerca de 120 pais de alunos manifestaram o desejo de retornar. Para as famílias que optaram em manter os filhos afastados da sala de aula neste ano, os conteúdos continuarão sendo repassados de forma on-line.

As demais escolas da rede estadual seguem fazendo as pesquisas com as famílias e os levantamentos estão sendo encaminhados para a Coordenadora Regional de Educação (CRE). As instituições têm o prazo de encaminhar os materiais, inclusive os documentos assinados pelos pais que não querem a retomada das aulas presenciais, até sexta-feira, dia 16. Para a retomada presencial, as escolas também estão precisando seguir protocolos para higienização, distanciamento controlado, uso de máscaras e demais determinações que irão entrar em vigor.