Inclusão de deficientes auditivos precisa evoluir nas cidades da região

Atendimento | Prefeitura de Nova Hartz tem profissional habilitado em Libras

Região – Inclusão social é um dos temas mais debatidos da atualidade, seja quando falamos de classe social, gênero ou opção sexual. Por ser um tema relevante para a sociedade, a reportagem do Jornal Repercussão foi buscar informações sobre a inclusão de um determinado grupo na comunidade: os deficientes auditivos.

Conforme informações da Prefeitura Municipal de Sapiranga, embora não haja uma pessoa especializada para atendimento em libras nas secretarias da Administração Pública, “em casos especiais, em qualquer setor, faz-se o atendimento de forma clara, buscando-se a comunicação através de forma escrita, algo recomendado por instituições que são voltadas para o atendimento a deficientes auditivos.” Outro dado citado foi que, recentemente, um deficiente auditivo que buscou atendimento na Prefeitura foi atendido sem problemas no local, se comunicando através da escrita.

Nas cidades da região

Em Araricá, atualmente, a Prefeitura Municipal não dispõe de nenhum profissional especializado no atendimento a deficientes auditivos. Já na cidade de Campo Bom, o vereador Valter Lemos Junior (PC do B), apresentou requerimento nesta segunda-feira (15), que foi aprovado por unanimidade, solicitando que o Executivo capacite servidores que atuam diretamento no atendimento de pessoal, para interpretação e comunicação na Linguagem de Libras e Sinais. Em Nova Hartz, caso um atendimento em Libras seja necessário na Prefeitura, na área de Educação existem profissionais preparados para atuar. Além da Semana da Inclusão realizada anualmente em Nova Hartz, também é aberto curso gratuito de Libras para professores com o objetivo de preparar os mesmos para a inclusão social nos ambientes escolares. A Administração possui convênio com a APADA.

Confirma esta reportagem na íntegra na edição impressa do Jornal Repercussão.

Crédito da Foto: APADA