Incentivos econômicos aceleram o desenvolvimento de Campo Bom

Cada vez mais os gestores públicos percebem a importância de estruturar políticas públicas voltadas à expansão, geração e fomento de novos negócios. Em Campo Bom, desde o início dos anos 2000, existe o Programa de Incentivo à Geração de Empregos (Pige). Logo que a pandemia se agravou, a equipe da Prefeitura analisou o cenário desafiador que se impôs à nível global e fez alterações pontuais na lei de incentivo econômico. “A principal modificação que efetuamos foi o aumento de valores financeiros concedidos por empresa e também inserimos na Lei do Pige o auxílio emergencial à micro e pequenas empresas em períodos de pandemia”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Henrique Scholz.

A Prefeitura tem atuado como protagonista quando o assunto é prospecção de novas empresas e expansão de negócios. Entre as mais recentes concessões de incentivo econômico articuladas pela Prefeitura, estão o apoio para a Micro-ondulados Box Print LTDA e também para a Top Shoes Brasil Group/Fiber.

Empresas que contaram com apoio através do Pige

TOP SHOES BRASIL/FIBER É A EMPRESA DAS MÁSCARAS QUE PROTEGEU OS ATLETAS OLÍMPICOS

O empresário e diretor criativo da empresa, Gustavo Dal Pizzol, explica que a Prefeitura de Campo Bom sempre acolheu muito bem os projetos de expansão do seu grupo empresarial. “Éramos de Novo Hamburgo, tínhamos nossa unidade de tecelagem em Caxias do Sul e migramos tudo para Campo Bom. Percebo que Campo Bom não é um município que somente promete para atrair. A Prefeitura é uma parceira do empreendedorismo. Esse foi um dos detalhes que nos chamou atenção para vir para cá e também para permanecermos aqui. Atualmente, estamos passando por um processo de ampliação do negócio e fomos consultados por outras prefeituras. Mas, pela parceria construída nesses anos, resolvemos manter toda a nossa estrutura no município, gerando empregos aqui. Na pandemia, fizemos história com as máscaras de Knit, que protegeram os atletas olímpicos brasileiros. Para o futuro, com o apoio do Pige, construiremos uma nova unidade, às margens da RS-239, em um prédio de 5 mil metros de área, dividido em três andares, que abrigará a Fiber Têxtil e a Fiber Nit. No terceiro piso será a Gate 3D, que também recebe Pige. Saltamos de 20 para 112 funcionários, com projeção de gerar mais 20 postos de trabalho até o fim de 2022”, cita Gustavo.

GRUPO BOX PRINT ATINGE MAIOR NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS DESDE A FUNDAÇÃO

O incentivo concedido pela Prefeitura para a Micro-ondulados Box Print LTDA ocorreu em 2019. O administrador da empresa, André Schmitt, contextualiza o passo a passo efetivado com a Prefeitura. “A Prefeitura de Campo Bom tem sido muito parceira. Conosco, a relação ficou cada vez mais forte e a Prefeitura reconhece a importância da empresa para a cidade. Através da lei de incentivo, conseguimos apoio para serviços de terraplanagem, escavação, regularização da área de pátio e compactação de aterro em uma das nossas unidades fabris. Com isso, aumentamos a capacidade produtiva da unidade em 30%, saltando de 650 toneladas de papel processado por mês para 850 toneladas. Com isso, conseguimos aumentar o nosso share (participação no mercado), onde aproveitamos as oportunidades que surgiram no momento mais sensível da pandemia. Essa ampliação foi decisiva para aumentarmos o faturamento e, consequentemente, a arrecadação para o município. Antes, contávamos com 800 colaboradores, e, agora, estamos com 950 trabalhadores, a maior marca da nossa história”, valoriza André Schmitt.

PREFEITO LUCIANO AVALIA AÇÕES POSITIVAS

Conforme o prefeito Luciano Orsi, o foco sempre foi este: atrair novas empresas e mantê-las em Campo Bom. “Sempre trabalhamos para que nossa relação com o empreendedorismo fosse a melhor possível e para que fosse sustentável, ou seja: oferecemos suporte para que os empreendimentos venham e fiquem. Nossa Sala do Empreendedor é selo Ouro pelo Sebrae, o que traduz muito do apoio que prestamos. Em breve contaremos com o Distrito Industrial, que está em fase de conclusão e oferece lotes de até 2,5 mil para novos empreendimentos se instalarem ou para os locais ampliarem seus espaços, em localização privilegiada, junto à RS-239. Então é um ciclo que fornece meio aos empresários e reverte em empregos para nossa gente”, destaca Orsi.