Inaugurado oficialmente o curso de Desenvolvedor Java em Campo Bom

Na noite de terça-feira, 15, foi inaugurado oficialmente no auditório Marlise Saueressig com a presença dos alunos, pais, além dos palestrantes e autoridades locais, o curso de Desenvolvedor Java promovido pela Administração Municipal de Campo Bom em parceria com a Feevale.

O curso é uma novidade na cidade de Campo Bom e faz parte do programa Qualifica Campo Bom. O curso, totalmente gratuito, foi oferecido aos residentes da cidade, num total de 30 vagas. Os interessados passaram por uma seleção de acordo com o seu perfil profissional realizado pela Universidade Feevale. Entre os selecionados, muitos são alunos da rede de ensino de Campo Bom, que tiveram apoio de seus professores para participarem deste processo seletivo para ingressar no curso.

O curso vem ao encontro da necessidade de suprir as demandas do mercado atual na área de TI através de qualificação profissional. O prefeito Luciano Orsi destaca que a educação é um suporte essencial para um desenvolvimento social e pessoal. “Só através da educação podemos melhorar a vida das pessoas, sua condição individual e buscar melhores posições no mercado de trabalho”, diz Orsi.

Para o secretário de desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz, o primeiro passo foi dado. “Com essa primeira turma, uma turma piloto deste curso de desenvolvedor Java, esperamos que futuramente possamos estender isso a mais pessoas e as empresas poderem usufruir de mão de obra local”, afirmou o secretário.

Para a diretora de inovação da Feevale, Daiana Monzon, Campo Bom é uma cidade acolhedora que sabe ouvir os moradores. “Por meio desta parceria de muitos anos, a Feevale e Campo Bom buscam o desenvolvimento da cidade, então é um prazer abraçar e acolher esses alunos dentro do Pólo Digital da Feevale em Campo Bom. É desenvolvimento coletivo, com o único propósito de fazer com que os nossos alunos, moradores de Campo Bom, se desenvolvam”, diz Monzon.

Palestras 

Durante à noite acorreram palestras com Adriano Bonfliglio, programador de sistemas da SAP que falou sobre sua trajetória profissional, graduado pela Universidade Feevale em Sistemas para Internet e Pós-graduação em gestão de Projetos pela Unisinos. Outro palestrante foi Rodrigo Ribeiro, Diretor de TI na ArezzoCo, que também falou sobre sua trajetória profissional e sobre o universo em TI. Rodrigo é graduado em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV e certificação em Inovação pela Universidade de Stanford. Para apresentação do Curso de Desenvolvedor Java o professor Dr. Juliano Varella de Carvalho, Coordenador do curso de Ciência da Computação da Feevale apresentou o cronograma aos alunos e pais presentes.

Sobre o curso

Tiveram início na segunda-feira, 14, as aulas do Curso de Qualificação em JAVA no Polo Digital da Feevale. O curso, com duração de 304 horas aulas, encerra em maio de 2020 e conta com um investimento total de R$ 36.320,00 da Administração Municipal para a qualificação da turma.  

Crédito da foto: Patricia Klein

Texto: PMCB