A importância da psicologia e da psicoterapia no século XXI

Bem-estar | Auxilia o indíviduo na interação com o meio

Por
Juliana Jost
Psicóloga da Clínica LEBEN
Formação Universidade Feevale – Atendimento Clinico Ênfase
em Psicologia do Trabalho e das Organizações

A Psicologia é uma ciência humana na qual se utiliza de conhecimentos científicos e técnicas para diagnosticar, interpretar e intervir nas questões que dificultam o bem-estar dos indivíduos, bem como, pode-se ajudar em seu desenvolvimento mental saudável através da psicoterapia.

Com a globalização e a modernidade do século XXI, percebemos as transformações do mundo e da sociedade nas relações sociais, humanas e do trabalho provocando ainda mais as chamadas doenças mentais na população em geral, sendo assim, torna-se visível a importância da Psicologia e da psicoterapia na relação do indivíduo com seu meio.

O ser humano possui personalidade constituída de crenças e valores muitas vezes alterados pelo meio onde vive ou pelo estilo de vida, fazendo com que haja influencia em sua saúde mental e física. No entanto, muitos indivíduos encontram dificuldades para viver bem no meio em que estão inseridos, e é neste momento que a psicoterapia auxilia no alcance de uma melhor qualidade de vida.

Sabemos que os medicamentos são alternativos que aumentam consideravelmente a expectativa de vida da população, mas que devido à desigualdade social e as inúmeras atividades das pessoas no mundo moderno, as mesmas acabam tornando-se, muitas vezes, doentes físicas e também psicologicamente.

A importância da psicologia e da psicoterapia neste contexto é a busca do equilíbrio entre o mundo, a mente e o comportamento humano, na intenção de ajudar o individuo interagir com as pessoas à sua volta e consigo mesmo. A psicoterapia permite que cada pessoa torne-se mais consciente de si e dos outros, permitindo que melhore suas escolhas e realize suas ações.

Por ser uma das ciências mais importantes na construção da humanidade, a psicologia demanda uma imensa responsabilidade dos profissionais psicólogos que nela atuam, principalmente porque se trata de resolução de conflitos psíquicos visando na melhora da qualidade de vida do sujeito. Dessa forma, lembramos ao leitor sobre a importância da psicoterapia para o desenvolvimento mental saudável.

Crédito da foto: Divulgação