Impactos da crise causada pela pandemia da Covid-19 no setor de eventos preocupam

Por Caroline Waschburger

Sapiranga – Por causa da pandemia causada pela Covid-19, muitos estabelecimentos precisaram reorganizar suas rotinas e se readaptar ao período de Isolamento Social. “A Fátima noivas está no ramo de locação de roupas para festa há 20 anos, e o ramo de eventos está 100% parado. Todas as festas de março a agosto foram remarcadas. A 1ª medida foi ver onde daria para reduzir custos e negociei com fornecedores. A 2ª foi começar a campanha “não cancele, remarque”, e agora estamos negociando com os clientes”, diz Fátima Meinhart, proprietária da Fátima Noivas. Fátima também explica que o estabelecimento segue atendendo as clientes que já haviam deixado pré-reserva e querem fechar o contrato, com horário agendado de hora em hora. No entanto, o uso de máscaras é obrigatório, tanto para colaboradoras quanto para clientes. A loja também disponibiliza álcool gel e, a cada duas horas, os móveis em geral são higienizados.

Espaços de festas, como a UNI DUNI TÊ, estão há quase 60 dias sem poder trabalhar e sem a certeza de quando conseguirão retomar os serviços. Até agora foram 8 festas canceladas.

Empresas buscam driblar a crise

Embora a situação seja complicada, os estabelecimentos tentam buscar alternativas para driblar a crise. “Estamos encabeçando um projeto junto às outras maiores empresas de eventos da cidade, baseado em uma proposta que foi sucesso nos anos 60, e adaptando ela para os dias de hoje, como já está sendo feito na Europa, onde poderemos levar entretenimento de forma presencial para os cidadãos de Sapiranga e região, em que as pessoas estarão isoladas das outras, junto apenas com quem é do seu convívio, e isso também será transmitido via internet para o mundo todo, paralelamente através de live por redes sociais.
Com isso, acredito que iremos conseguir voltar a gerar renda para aproximadamente 10 categorias que trabalham com eventos e atualmente estão sem poder exercer seus ofícios, tudo seguindo as normas de distanciamento e higiene da OMS”, diz Klaus Fischer, da Klaus Som e Eventos.

Abordagem

“Começamos a preparar a equipe para correr muito mais atrás dos negócios do que esperar eles virem até nós”, comenta Fátima. Uma nova abordagem é essencial para um momento como esse, além de adaptar a rotina de atendimento. “Também buscamos nos posicionar nas mídias sociais, como Instagram e Facebook, construindo um conteúdo positivo, pois vamos continuar ajudando sonhos a se realizarem”.
Klaus também comenta que apesar da pouca procura, atendeu um casal de noivos via Whatsapp e eles devem marcar um encontro presencial para acerto dos detalhes assim que as medidas de isolamento forem flexibilizadas.